Uma companhia espiritual para este novo tempo

Começa o nosso ano da Fé, celebrado e vivido, 2024. A força do poder crer, como Igreja, colore o início do ano civil que ainda acontecerá. Cores do amanhecer, advindas do Ciclo Natalino Litúrgico: Advento – Natal – Epifania – Sagrada Família de Nazaré – Batismo de Jesus. Que alvorada! Desfaz escuridões e obscuridades.

Precisamos de boas companhias para um gostoso aproveitamento: vivenciar de fato este Ciclo que renova nossa adesão afetiva de seguidores de Jesus.

Boas companhias, sim. Há que selecioná-las. O mercado da festa se faz companheiro sedutor. Certamente já tomou conta de algumas de suas aspirações. O mercado dos enfeites, dos presentes, a fim de gerar a sensação festiva, abrindo o bolso e a bolsa, enchendo o “celeiro” da Casa.

Boa companhia, a escolher. Parceira da LUZ e da CONTEMPLAÇÃO. Venham imagens do Ciclo Natalino. Personagens bíblicas a serem percebidas com carinho: Zacarias que recebe um mensageiro de Deus… e duvida! Maria de Nazaré, desposada de José, que recebe uma incrível Anunciação e aceita a proposta: aconteça! Maria que visita sua velha prima Isabel, surpreendentemente, também ela, grávida. O canto de Zacarias. O pesadelo de José, o amado e pronto para festejar a chegada da noiva Maria em sua casa. José e Maria a caminho de Belém… onde o Menino nascerá.

IMAGENS DE NATAL. Impossível pensar “Natal” sem que ressurjam e apareçam, velozes, imagens: lembranças. Evocações da infância, passando pela juventude… Lembranças e evocações dormindo em sua memória acordada. HOJE: você em sua casa, na qual ELE também mora. E então? E, agora, minha gente?

IMAGENS: o verde viçoso, ao natural, dos pinheirinhos. Que desapareçam as coisas só de papel. Imagens: o presépio em casa, na Igreja e na imaginação: seu desejo!

Mas, enfim, que imagens se desenham em sua memória festiva quando neste tempo deseja viver ESTE NATAL? Ah, que boa coisa são os preparativos, cada um colaborando. E se você buscasse imagens para sua serenidade natalina?

Experimente realizar um balancete. Assim:

1. SEIS músicas que povoarão seu Natal.
  2. TRÊS paisagens que acompanharão seus dias, chamando-o à contemplação.
  3. DUAS histórias sobre “milagres de Natal” que despertem a sensibilidade.
  4. CINCO frases que caracterizem seu gosto pelo Mistério do Natal de Jesus.
  5. UM desenho coletivo com os de casa ilustrando Natal. Alternativa: um cartaz.
  6. UM TEXTO que leva a todos para a verdadeira LUZ que brilha no Natal dos que vivem sua Fé.

Ciclo Natalino. Inspire-se, leitor(a).

E, na adultez de crer, pergunte-se:

1. O que significa para mim a Encarnação de Deus na pessoa de Jesus de Nazaré, nascido de Maria?
  2. Ele veio como Luz, Verdade, Vida e CAMINHO. Que é mesmo esta Redenção que Ele nos traz?

Ciclo Natalino: oportunidade para viver em família e com outros a alegria do Evangelho que seguimos. Lembre-se: Deus nos confia algo muito novo para melhor percebermos o que seja a vida humana vivida no Planeta Terra, nossa Casa comum.

E lembre-se: a bela verdade que Deus concede a cada um de nós. Sentido de viver!

E, para concluir, guarde esta história contada por Eduardo Galeano:

– “Fernando Silva coordena o Hospital de Crianças em Manágua. É véspera de Natal. Em casa esperam Fernando para celebrar a noite santa.  Já era tarde. Fernando acabara de inspecionar as áreas do Hospital. Tudo em ordem. Pôs-se a caminho em direção à saída. Na penumbra ouve passos a segui-lo. Uma criança buscava-o. Parou: aproximou-se do menino. Pôs-lhe a mão nos ombros do pequeno. – DIGA! O menino quase a soluçar: DIGA A ALGUÉM QUE EU ESTOU AQUI

Abençoado 2024 vivido na Fé.

Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R.
Reitor da Comunidade Redentorista da Glória