“Testemunhas de Jesus libertador, no compromisso com a vida.”

Celebramos em 21 de novembro o Dia Nacional do Leigo e com certeza reconhecemos que são parceiros sempre prontos a ajudar em nossos trabalhos. A presença dos leigos nas diversas frentes de ação que a Congregação assume, faz a diferença, pois com eles, continuamos anunciando a redenção inaugurada pelo Cristo. É muito fácil perceber a presença de muitos colaboradores em nossas paróquias e santuários, ora nas coisas simples, ora nas audaciosas, o que nos dá a entender que não caminhamos sozinhos.

Nos evangelhos observamos que Jesus convida pessoas em suas dinâmicas de trabalho e muitos deixaram seu ofício e foram com Jesus aprender e viver as coisas do Reino. Aqui pensamos na eleição dos doze que, constituídos pelo chamado, se fizeram multiplicadores da Boa Nova! Podemos ainda nos recordar que, desde o início, quis Deus contar com as pessoas para instaurar o seu querer e dar a seus filhos condições de saberem que Ele sempre esteve perto de todos nós, através dos sinais da criação, dos profetas, dos juízes, reis e de tantos outros homens e mulheres. Ele sempre contou com pessoas de coração aberto e que foram fazendo a opção de servir na construção de um reino de mais justiça e direito para todos.

Na Congregação Redentorista, podemos desde o seu início visualizar a presença de leigos e leigas comprometidos. Sempre tivemos a oportunidade de uma presença amiga e motivadora em nossos trabalhos e com eles, juntos seguimos e ainda seguiremos os passos de Afonso. Nossos leigos vivem a missão a partir de uma realidade que muitas vezes não conseguimos alcançar. São homens e mulheres que além de nos ajudarem, são testemunhas em seus lugares de trabalho e em suas casas…

Aos leigos e leigas que conosco trabalham e anunciam as coisas do reino, é feito um convite e ao mesmo tempo, é provocada a missão de no cotidiano da vida (em casa, no trabalho, na comunidade…) terem a certeza de que, quem se aproxima das coisas de Deus, com Jesus é chamado a ser agente libertador e mais, audacioso e compromissado discípulo que sempre opta pela vida.

Compreendemos e agradecemos tamanha colaboração em nossos trabalhos. Leigos e leigas acolhem, além das muitas circunstâncias assumidas (em tantos trabalhos de pastorais e movimentos), a concretude de sua vocação batismal e como nos lembra a LG 31: “Vivem no mundo, isto é, em toda e qualquer ocupação e atividade terrena, e nas condições ordinárias da vida familiar, com as quais é como que tecida a sua existência”.

Que tenhamos sempre tão belo testemunho em nossas frentes de trabalho. Que ao olharem nossas paróquias e santuários, outros se motivem e juntos anunciemos que a Redenção é copiosa! Não se esqueça o (a) dileto (a) leigo (a): o Redentor conta com você e precisamos de muitos outros que, comprometidos, nos ajudem a viver a pregação do Evangelho!

Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R.
Pároco