Perpétuo Socorro: o ícone da Paixão e da Esperança!

Pe. Nelson Antonio Linhares, CSsR
Animador Provincial dos Redentoristas de MG-RJ-ES

Você certamente já contemplou um quadro de Nossa Senhora do Perpétuo. Na verdade, é um ícone (= imagem). Uma pintura do gênero sacro, portátil, feita de madeira, segundo uma técnica praticada desde séculos, no Oriente. Um ícone trata de uma presença do mistério divino, uma catequese sobre a paixão redentora de Cristo.
O ícone do Perpétuo Socorro apresenta Maria com o Menino, ladeado pelos Anjos, com os instrumentos da Paixão. Enquanto as mãos do Menino se agarram à mão da Mãe, do seu pé escapa a sandália, deixando ver a planta do pé. As letras gregas que aparecem no ícone indicam os nomes das quatro figuras: Jesus Cristo, a Mãe de Deus, o Arcanjo Gabriel (a direita) e o Arcanjo Miguel (a esquerda). Estes elementos revelam a realidade do sofrimento e da paixão de Cristo. O fundo dourado do quadro é uma representação da Ressurreição. É a vitória de Cristo sobre o sofrimento e a morte. Podemos afirmar que o tema principal deste ícone é o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Acredito que você já está se perguntando: e a Virgem Maria? E o título de Perpétuo Socorro? Qual a razão deste nome? Vamos então ao ponto central do quadro: ele está no encontro da mão de Maria com as mãos do Menino. A mão direita da Mãe acolhe o Filho, sublinhando assim a humanidade de Cristo. A mão da Virgem indica, ao mesmo tempo, o próprio Filho de Deus. Maria é aquela que nos guia a Jesus Cristo, que é “Caminho, Verdade e Vida”. Ela é nosso Socorro porque intercede por nós diante de seu Filho, que deu a sua vida em sacrifício por nós sobre a Cruz, no Calvário.
Enfim, temos um ícone da Mãe de Deus cujo centro é a cruz. A cruz de Jesus, segurada pelo anjo, revelando que o mistério salvífico acontece por meio desta cruz. É também a cruz da Virgem Maria, que em toda a sua vida viu-se crucificada pelas dores e sofrimentos do seu Filho.
Nós também atravessamos um tempo difícil na história da humanidade: a pandemia do coronavírus! Tal situação levou-nos ao distanciamento social e a muitas consequências na vida econômica, política, eclesial e social. A saúde mental ficou muito abalada, fragilizada pela ansiedade, medos e incertezas sobre o futuro. Entretanto, a experiência da fé vem nos restaurar a esperança e a coragem. Como? Ora, a nossa cruz, as nossas dores e tribulações encontram acolhida e consolo no olhar maternal de esperança e fortaleza de Maria, a Mãe do Perpétuo Socorro. Sim, seu olhar nos revela que a cruz precisa ser assumida para ser vencida, que não devemos escamotear em fugas ilusórias, mas encontrar em Cristo a força de que necessitamos para vencer. Nada é em vão! São muitas as lições deste tempo para o nosso crescimento humano e espiritual. Cabe a cada um(a) ter a docilidade de Maria para fazer este aprendizado e acolher a Graça divina no coração!
Que Maria, a Mãe do Perpétuo Socorro, nos inspire na construção de uma história de vida onde a fé seja a força necessária para enfrentar os desafios da caminhada, dando nosso SIM ao projeto de Deus.

Você sabia?
Contemplando o ícone do Perpétuo Socorro podemos mergulhar no Mistério de Cristo e aprofundar nossa amizade com o Senhor sob a guia da Virgem Maria, Mãe do Redentor.
Segundo a tradição, a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrada no dia 27 de junho. O ícone original foi confiado aos missionários redentoristas pelo Papa Pio IX, em 1866, e se encontra na Igreja de Santo Afonso, em Roma. Os redentoristas criaram um meio oracional para propagar esta devoção: é a novena perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É assim conhecida por ser celebrada em um dia fixo todas as semanas do ano. Em qualquer país do mundo onde há uma comunidade redentorista celebra-se esta novena.

Prece à Mãe do Perpétuo Socorro em tempo de pandemia

“Ó Mãe do Perpétuo Socorro, verdadeiramente tu és a nossa Mãe! Tu nos dás o socorro que é Jesus, teu Filho Redentor! No pêndulo da existência humana está a nossa vida, ó Mãe querida, desprotegida e por um fio, como a sandália do Pequeno Deus. Ela prefigura a sua morte e assume a fragilidade de nossa vida, é o ápice de Sua humanidade.
Sem sandálias nos pés, ficou o Senhor, adentrando num caminho de perfeita entrega e doação. Uni-nos, ó Mãe, a este despojamento supremo, à paixão, morte e ressurreição de Jesus neste tempo de pandemia. Socorre e conforta a todos nós, teus filhos, aflitos e angustiados com a doença. Confiamos que seremos socorridos por tuas mãos e pelo teu doce olhar de Mãe. Amém!”

Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Dia 27 de junho, 18h30

• Missa transmitida direto da Igreja da Glória pelo YouTube da Paróquia: www.youtube.com/paroquiadagloria
  • Toda terça-feira, às 9h, também pelo youtube da Paróquia, acompanhe a Novena Perpétua em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.