Pe. José Torres: 25 anos de Profissão Religiosa

A alegria tomou conta da Paróquia da Glória na noite desta quarta-feira, 25, dia da conversão de São Paulo. A data foi marcada com muita festa na celebração do Jubileu de Prata de profissão religiosa do Padre José Torres, C.Ss.R. e também dos aniversários de vida religiosa dos Padres Braz, Dalton e Jonas.

A celebração contou com a presença do Pároco da Glória, Padre Lucio Bento, C.Ss.R., do Reitor da Comunidade Redentorista da Glória, Padre Dalton Barros, C.Ss.R., do formador da Comunidade Vocacional Santo Afonso, Padre Jonas Pacheco, C.Ss.R., dos Irmãos Fábio Silva, C.Ss.R. e Pedro Magalhães, C.Ss.R. e do Frater Jefferson Lucas C.Ss.R.

Em sua homilia, Padre Torres destacou a alegria de poder celebrar o aniversário de profissão religiosa no mesmo dia em que os três confrades da Província do Rio de Janeiro também celebram. Pe. Braz, que completou 71 anos de vida religiosa, é “o homem do ‘silêncio mariano’, memória gigante, portador da história, humilde, generoso e fino, gentil, polido e de constante bom humor; disponível para partilhar os conhecimentos sobre quaisquer momentos da História; é um sinal visível de perseverança; é prova de que a vida Redentorista vale a pena; e no auge dos seus 94 anos, continua exercendo com fecundidade a sua missão como Missionário Redentorista.”

Em seguida, Padre Torres também falou sobre Padre Dalton, que completou 67 anos de vida Redentorista: “Sua presença nos aponta para a lucidez, a confiança, a generosidade. É um confrade de atitudes sábias e eloquentes, de palavras profundas, capaz de perceber as realidades pessoais e oferecer luzes em momentos de trevas. Pessoa de preciosa convivência, homem zeloso que aposta nas relações como fonte de cura as feridas da alma. Sua vida é uma perene ação de graças, quem com ele convive, recebe a luz de Deus.”

Padre Jonas, o mais novo da comunidade, celebrou 10 anos de vida religiosa no último dia 20 de janeiro. Padre Torres pontuou que ele é “um jovem formador dinâmico, sonhador e muito perspicaz, competente e determinado.”

Finalizando sua reflexão, o missionário apontou a principal proposta da vocação Redentorista: “Dies impendere pro redemptis” (“Gastar os dias pela redenção”). Segundo Padre Torres, “Santo Afonso fundou a Congregação para evangelizar as pessoas mais pobres e abandonadas, excluídas pela sociedade e pela Igreja.” Desta forma, o sacerdote convidou todos os fiéis presentes a renovar o compromisso de cuidar dos mais frágeis. E como gesto e símbolo desse chamado de Deus, os fiéis levaram 200 kg de alimentos não-perecíveis, além de litros de óleo e de leite, que foram destinados ao Ambulatório Nossa Senhora da Glória e à Instituição Fênix. “A doação é uma ação litúrgica de salvação”.

Após a celebração, paroquianos e amigos de Padre Torres preparam uma festa e diversas homenagens no Salão Paroquial, encerrando as festividades na paróquia.

Fotos e texto: Eliton Souza / PASCOM