A Paróquia da Glória fechou nesta terça-feira, dia 2 de julho, uma parceria com a Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), com a cessão de um ponto de apoio para o trabalho dos guardas municipais e agentes de transporte e trânsito, na guarita, ao lado da Biblioteca Redentorista, na Avenida dos Andradas. Este é o primeiro ponto de apoio instalado na cidade fora das bases das duas guarnições.
O espaço foi revitalizado para receber os membros das duas corporações, contando com banheiro, vestiário e espaço para lanche, e recebeu uma bênção especial na manhã de ontem, conduzida pelo Pároco, Pe. Carlos Viol, C.Ss.R., com a participação da Chefe da Guarda Municipal, Comandante Elaine da Silva, e do Gerente do Departamento de Fiscalização da SMU, Domingos Marcos da Silveira, que receberam as boas-vindas e as chaves da guarita, que ficará à disposição dos grupos durante 24 horas.
Melhorar a percepção de segurança
Padre Viol destaca a importância dessa parceria para melhorar a percepção da segurança na região da Paróquia. “Assim que abrimos uma parceria para terceirização do estacionamento, a guarita ficou sem uso e, então, tivemos essa iniciativa, como Paróquia, de procurar a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, na pessoa do secretário Leandro Barros, que esteve aqui com a Comandante Elaine, faz uma visita de reconhecimento e eles, depois de uma avaliação, acolheram de maneira muito satisfatória a nossa proposta de uma parceria. Neste sentido, a Paróquia, Congregação Redentorista, disponibiliza o uso daquele espaço da guarita, que é um ponto muito importante , que favorece uma visibilidade para toda a Avenida dos Andradas, levando em consideração que esta via é um corredor de tráfego que liga vários bairros da cidade. Nós temos hoje o início desta parceria que, sem dúvida, será de grande utilidade para a comunidade. O poder público fazendo uma parceria com a Paróquia, com a Congregação, visando um serviço que vai melhorar sensação de segurança na nossa região, não com a presença continua, mas dinâmica no território paroquial, mas sobretudo de um ponto de visibilidade estratégica, para quem passa, para quem reside nesta área. Muito feliz de poder ser protagonista nessa parceria que vai ser de grande benefício para a comunidade.”
Para a comandante da Guarda Municipal, que hoje conta com 105 membros, a palavra é de agradecimento. “Para nós, este espaço é muito importante. É uma localização privilegiada, no coração da Avenida das Andradas, que nos servirá de apoio e contribuirá tanto para os servidores, quanto para aumentar a sensação de segurança de quem frequenta a Igreja e dos moradores do entorno. Este é o primeiro ponto de apoio fora das nossas bases. A simples passagem da equipe já gera uma sensação de segurança. As pessoas passam e veem a nossa presença. A gente está sempre com ações na região central e, por isso, para nós, será muito proveitoso esse espaço.
Esta é a mesma opinião do gerente do Departamento de Fiscalização da SMU. Para Domingos Silveira, o ponto de apoio vai servir de alento, descanso para os 70 agentes de transporte e trânsito que atuam na cidade. “ Contribuirá e muito para o dia a dia do nosso trabalho, seja na fiscalização das ruas, eventos, procissões”.