
No dia 16 de julho de 1961, o jovem de 23 anos, natural de Mercês (MG), Dalton Barros de Almeida, era ordenado sacerdote na Congregação Redentorista. Sessenta e cinco anos passados, temos o privilégio de contar com este homem de Deus, anunciador da Copiosa Redenção, vivendo nesta Paróquia da Glória, onde os primeiros Missionários do Santíssimo Redentor chegaram no final do século XIX.
Pe. Dalton é daquelas pessoas que a gente não se cansa de ouvir. Sempre tem uma palavra certeira, para a hora certeira. É um “padre” (pai) na concepção da palavra. Seus conselhos ecoam entre os mais diversos setores da Igreja, seja entre bispos, padres, irmãos, leigos, amigos, famílias, paroquianos. Milhares deles já tiveram uma formação com este sacerdote que, em meio às mazelas da sociedade, nunca deixa de dar seu recado profético.
Conviver com Pe. Dalton nos faz pensar que a idade nunca é obstáculo para sempre aprender e, principalmente, ser fonte de sabedoria, à luz do Cristo Redentor.
Io Vivat, Pe. Dalton, por muitos e muitos anos, sendo este farol para todos nós! Deus o guarde e abençoe por estas estradas missionárias!
Neste sábado, dia 18, será celebrada uma Missa em Ação de Graças pelos 65 anos de sacerdócio de Pe. Dalton, às 18h30, na Igreja da Glória.

No dia 16 de julho, o Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R. celebra o Jubileu de Safira, pelos seus 65 anos de Ordenação Presbiteral. Missionário Redentorista de reconhecida dedicação à formação, ao ensino e ao serviço pastoral, sua trajetória é marcada pelo compromisso com a missão evangelizadora da Igreja e pelo testemunho de uma vocação perseverante.
Natural de Mercês (MG), onde nasceu em 24 de outubro de 1937, é filho de Orestes Barros de Almeida e Maria Garcia de Almeida. A vocação floresceu ainda na infância, quando, aos 10 anos, ingressou na Escola Apostólica São Clemente Maria, em Congonhas (MG). Fez sua vestição na Congregação Redentorista em 1955, professou os votos religiosos em 25 de janeiro de 1956 e foi ordenado presbítero em 16 de julho de 1961, pela imposição das mãos de Dom José Brandão de Castro, C.Ss.R.
Sua sólida formação acadêmica inclui os estudos filosóficos e teológicos realizados no Seminário Maior Redentorista, em Juiz de Fora, entre 1956 e 1960. Posteriormente, formou-se em Psicopedagogia, obteve licenciatura em Filosofia e, durante o período em que residiu na Bélgica, entre 1971 e 1976, concluiu Mestrado em Ciências Familiares e em Ciências da Religião.
Ao longo de mais de seis décadas de ministério, exerceu importantes responsabilidades na Província Redentorista do Rio de Janeiro, destacando-se especialmente na formação de novos religiosos. Também foi Superior Provincial por quatro triênios, entre 1990 e 1996 e de 1999 a 2005. Além disso, atuou, por vários anos, como professor em instituições de ensino superior e prestou assessoria a diversas instituições educacionais e religiosas no Brasil e no mundo.
Padre Dalton ainda desempenhou a missão de Reitor das Comunidades São José, em Belo Horizonte (MG), e Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora (MG), onde atualmente é Vigário Paroquial, testemunhando, com sabedoria, simplicidade e fidelidade, uma vida inteiramente consagrada ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus.