Maio: mês para redescobrir a oração do Terço

O Papa Francisco, durante este mês de maio, convoca os católicos de todo o mundo a uma grande maratona de oração pelo fim da pandemia. Concretamente, 30 santuários marianos estão diretamente envolvidos na iniciativa, com a oração do Terço, e uma intenção a cada dia. Todos são convidados a meditar sobre os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição do Senhor através da reza do Terço. Esta oração simples, que nasce do coração generoso do povo de Deus, contém um profundo significado espiritual que merece ser redescoberto.

O Saltério Angélico
A Igreja, através de seus ministros ordenados, religiosos e também leigos, sempre rezou com devoção os Salmos através da Liturgia das Horas. Trata-se de uma oração oficial na qual a Igreja glorifica a Deus durante as horas do dia cantando e contempla os 150 Salmos divididos em quatro semanas. Com o acesso muito restrito de grande parte do povo de Deus à leitura e mesmo ao livro da liturgia das horas, nasce a oração do Terço, que na antiguidade era conhecida como Saltério Angélico. Ou seja, uma oração contemplativa que consiste na repetição das palavras do Anjo Gabriel a Nossa Senhora. Neste método de oração, então o número de “Ave-Marias” pronunciadas durante todos os três mistérios, os gozosos, dolorosos e gloriosos, contemplava o total de 150 ave-marias; exatamente o mesmo número dos Salmos. Porém, em 2002, São Joao Paulo II, através da carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae acrescentou os chamados mistérios da Luz, aumentando assim, o número total do Rosário para 200 “Ave-marias”.

A oração dos pequenos
O Terço sempre foi a oração dos simples e pequenos. Mas isso não quer dizer que seja uma oração exclusiva dos pobres e dos iletrados, mas de todos os que desejam fazer-se humildes diante da presença de Deus. Não se trata de uma fórmula com altos conceitos teológicos e complicados, mas de uma repetição simples e passiva diante dos mistérios do Senhor Jesus.

Redescobrir a oração do Terço nestes dias difíceis
Em um mundo extremamente marcado pelas correrias do dia a dia e, principalmente, neste tempo difícil da pandemia, a oração do Terço pode ser uma verdadeira ajuda para superar as feridas atuais. Este método de oração está muito distante de ser uma repetição mecânica, mas pode ser um verdadeiro caminho de contemplação dos mistérios da vida de Cristo. Ao pronunciar as Ave-marias, o orante permite que tais palavras se tornem como um mantra em seu coração. Redescobrir a oração do Terço pode ser um poderoso caminho para encontrar aquela Paz que somente o Senhor pode nos oferecer.

Confira o dia do mês de maio, o Santuário e a intenção pela qual se vai rezar naquele dia:
01 – Nossa Senhora de Walsingham (Inglaterra) – Pelos falecidos
02 – Jesus o Salvador e Maria Mãe (Nigéria) – Por aqueles que não
puderam se despedir dos entes queridos
03 – Nossa Senhora de Czestochowa (Polônia) – Pelos contagiados e doentes
04 – Basílica da Anunciação (Israel) – Pelas mulheres grávidas e os nascituros
05 – Bem-aventurada Virgem do Rosário (Coreia do Sul) – Pelas crianças e adolescentes
06 – Nossa Senhora Aparecida (Brasil) – Pelos jovens
07 – Nossa Senhora da Paz e da Boa Viagem (Filipinas) – Pelas famílias.
08 – Nossa Senhora de Luján (Argentina) – Pelos agentes de comunicação
09 – Santa Casa de Loreto (Itália) – Pelos idosos
10 – Nossa Senhora de Knock (Irlanda) – Pelas pessoas com deficiência
11 – Virgem dos Pobres (Bélgica) – Pelos pobres, sem-teto e pessoas em dificuldade econômica
12 – Nossa Senhora da África – Pelas pessoas sozinhas e por aqueles que perderam a esperança
13 – Virgem do Rosário (Portugal) – Pelos encarcerados
14 – Nossa Senhora da Saúde (Índia) – Pelos cientistas e institutos de pesquisa médica
15 – Nossa Senhora Rainha da Paz (Bósnia) – Pelos migrantes
16 – Catedral de Santa Maria (Austrália) – Pelas vítimas da violência e do tráfico humano
17 – Imaculada Conceição (Estados Unidos) – Pelos responsáveis das nações e organismos internacionais
18 – Nossa Senhora de Lourdes (França) – Pelos médicos e enfermeiros
19 – Meryem Ana (Turquia) – Pelas populações em guerra e pela paz no mundo
20 – Nossa Senhora da Caridade do Cobre (Cuba) – Pelos farmacêuticos e pessoal da saúde
21 – Nossa Senhora de Nagasaki (Japão) – Pelos agentes sócios-assistenciais
22 – Nossa Senhora de Montserrat (Espanha) – Pelos voluntários
23 – Notre Dame du Cap (Canadá) – Pelas forças de segurança, militares e bombeiros
24 – (A ser confirmado) – Por aqueles que garantem os serviços essenciais
25 – Santuário Nacional de Nossa Senhora de Ta’Pinu (Malta) – Pelos professores, estudantes e educadores
26 – Nossa Senhora de Guadalupe (México) – Pelos trabalhadores e empreendedores
27 – Mãe de Deus (Ucrânia) – Pelos desempregados
28 – Nossa Senhora Negra de Altötting (Alemanha) – Pelo Papa, os bispos, presbíteros e diáconos
29 – Nossa Senhora do Líbano (Líbano) – Pelas pessoas consagradas
30 – Bem-aventurada Virgem do Santo Rosário de Pompeia (Itália) – Pela Igreja
31 – Jardins Vaticanos – Pelo fim da pandemia e a retomada da vida social e de trabalho.