Legião de Maria: cem anos

A Legião de Maria é uma Associação de leigos católicos que têm Maria Imaculada como regente. Seguindo os exemplos deixados por Maria Imaculada, de fé, humildade, silêncio, contínua oração e serviço ao próximo, os legionários, exercitanto suas virtudes de lealdade e coragem, esperam tornar-se dignos de sua rainha, Por isso, a Legião está organizada como um exército, de maneira próxima á organização do exercito da Roma antiga, cuja nomenclatura adotou. Por exemplo, cada grupo da Legião de Maria é chamado Praesidium, que em latim, quer dizer “uma guarnição de tropa”. Seu plural, Praesidia. Porém, as armas usadas pelos legionáros, não são deste mundo.
O nivel seguinte ao Praesidium é Regiae (Régia), encarregado de territórios maiores, como Província ou Estado. Em seguida, o Senatus (Senado) que tem controle sobre as Régias, geralmente em territórios muito grandes, como um país. O Brasil tem nove Senatus.
Um acontecimento interessante é que a Legião de Maria surgiu expontaneamente, não foi planejada. A primeira reunião de legionários ocorreu em Dublin, Irlanda, no dia 7 de setembro de 1921, tendo como fundador, o servo de Deus, Frank Dulf e como finalidade, a glória de Deus pela santificação de seus membros, pela santificação e colaboração ativa na obra de Maria e da Igreja. A Legião está disposta a qualquer serviço social e de ação católica, como: visita a doentes em hospitais, residências, aos idosos em asilos, crianças em orfanatos, e tantos outros, sempre levando uma palavra de ânimo, fé, encorajamento e orações.
A Legião de Maria chegou ao Brasil em 1951, na cidade do Rio de Janeiro. Quanto à implantação em nossa cidade de Juiz de Fora, encontramos registros no livro do Cônego Francisco Maximiano de Oliveira, intitulado “Sinais da Igreja em Juiz de Fora”: “O primeiro Praesidium da Legião de Maria na diocese de Juiz de Fora surgiu na Paróquia Nossa Senhora da Glória. Fundado pelo padre redentorista Jaime Snoek, em 1955, funcionando em sala cedida no Ambulatório Nossa Senhora da Glória, no Bairro Mariano Procópio. Teve o nome de Praesidium “Assunta ao Céu”. Filiado ao “Concilium Legionis Mariae” em Dublin, capital da Irlanda, órgão superior da Legião de Maria, mantendo com o mesmo, correspondência pontual”.
Após a criação do primeiro Praesididium na paróquia da Gloria em 31 de julho de 1955, por incentivo do missionário redentorista, padre João Fagundes Hauck, segue-se a criação de novos grupos, notadamente a partir de 1956, Praesidia juvenis no Colégio Stella Matutina, nos Colégios Cristo Redentor, Santa Catarina, entre outros.
Em 19 de junho de 2011, a Legião de Maria na arquidiocese de Juiz de fora, foi elevada à Régia, com oficialização em 30 de outubro de 2015. Temos um grande número de Praesidia em diversas paróquias da nossa arquidiocese. Na paróquia Nossa Senhora da Glória, especificamente, são quatro: Praesidium Nossa Senhora Consoaldora dos Aflitos, Praesidium Mãe do Bom Conselho, Praesidium Maria Assunta ao Céu e Praesidium Rainha do Céu. O atual diretor espiritual dos Praesidia da Paróquia, é o missionário redentorista, Padre Bráz Delfino.
Segundo São João Paulo ll, em uma audiência concedida a legionários e legionárias no Vaticano, no dia 30 de outubro de 1982, “[…]A vossa vocação própria, como leigos, isto é, a vossa vocação de serdes fermento no povo de Deus, uma força inspiradora no mundo moderno […]é oriunda de uma espiritualidade eminentemente mariana, não só porque a Legião se gloria do nome de Maria, mas sobretudo porque baseia seu apostolado e espiritualidade no principio dinâmico da união com Maria, na verdade, na íntima participação da Virgem Maria no plano da salvação”.
Salve Maria!

Bibliografia:
Manual Oficial da Legião de Maria, 3a edição, Rio de Janeiro, 2008.
Oliveira de, Francisco Maximiliano. Sinais da Igreja em Juiz de Fora, 2a edição, Juiz de Fora, 1978.
Histórico Legião de Maria em Juiz de Jora, Régia Mater Dei. Juiz de Fora.
Ata da Reunião da Curia Mater Dei, Juiz de Fora, 1952.

Márcio Luiz Domingues
Praesidium Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, Paróquia Nossa Senhora da Glória