Glória abre Jubileu dos 70 anos da Província Redentorista do RJ-MG-ES

Na Festa do Santíssimo Redentor, a ser celebrada no dia 18 de julho, acontecerá a abertura solene, na Paróquia da Glória, do Ano Jubilar do Septuagenário da Província Redentorista do RJ-MG-ES, durante a Missa das 10h, transmitida pelo canal do YouTube: paroquiadagloria. O Jubileu vai se estender até junho de 2022.
Os 70 anos foram celebrados no dia 29 de junho, com uma Celebração no Santuário Arquidiocesano de São José, em Belo Horizonte (MG), presidida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
A Província do RJ-MG-ES tem sua sede em Juiz de Fora (MG), berço da Congregação Redentorista no Brasil, onde, em 1894, chegaram os primeiros Missionários vindos da Holanda. Em 1951, a Vice-Província Holândico-Brasileira foi elevada à categoria de Província com o nome de Província do Rio de Janeiro, separando-se definitivamente da Província Holandesa.

Tempo de renovação
O Superior Geral da Congregação Redentorista, Pe. Michael Brehl, C.Ss.R. enviou uma mensagem especial aos padres e irmãos da Província, ressaltando o septuagenário. Na carta, o sacerdote destaca a coragem dos pioneiros: Pe. Matias Tulkens e Francisco Lohmeyer e também a disponibilidade e a perseverança de todos que fizeram parte desta história de graça e salvação. “Há tantos nomes escritos no livro da vida e que doaram grande parte de sua existência na evangelização e no atendimento espiritual do povo de Deus. Com isso, o dia 29 de junho de 1951 tornou-se o marco na história redentorista no Brasil”.
Pe. Brehl lembra ainda que “não negando sua ousada origem missionária, a Província cresceu, não apenas em abrangência territorial, mas principalmente nas dimensões pastoral e espiritual, atendendo ao povo de Deus nos mais diversos lugares e situações de fragilidade, buscando o mesmo ardor de seus predecessores a inspiração e a força para continuarem audazes na evangelização.”
“A alegria deste Septuagenário Jubileu deve nos motivar a renovar a nossa esperança e as nossas estruturas, a fim de melhor servir a missão que nos foi confiada pelo Redentor. Os meus fraternais cumprimentos a todos os membros da Província, a todos os leigos de nossa família e também ao povo que nos acolhe com amor. Que o carinho materno da Mãe do Perpétuo Socorro e o exemplo de perseverança daqueles que nos precederam seja para todos (as) um encorajamento para continuar a proclamação do Evangelho, sendo corajosas testemunhas da Redenção neste mundo ferido”, conclui o sacerdote.