Festa do Santíssimo Redentor

O titular da Congregação Redentorista será celebrado em todas as missas do final de semana, nos dias 20 e 21 de julho, na Paróquia da Glória.

Todas as comunidades administradas pela Congregação Redentorista celebram, no Terceiro Domingo do mês de julho, mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Cristo, a festa de seu Titular, o Santíssimo Redentor. Jesus é o Redentor do gênero humano. Rica herança deixada por Santo Afonso, a espiritualidade da congregação é fundamentada e contemplada em Jesus Cristo nos mistérios da Encarnação (Presépio), Calvário (Cruz) e Eucaristia (Ressurreição), tendo Maria, a Mãe do Redentor, como aquela que serviu e continua servindo o mistério da Redenção (Const. 32).

O Missionário Redentorista é a presença de Cristo na comunidade, assim relata a Constituição da Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR): “Chamados a continuar a presença de Cristo e sua missão redentora no mundo, escolhem os Redentoristas a pessoa de Cristo como centro de sua vida. Esforçam-se por se unir sempre mais a Ele em comunhão pessoal. Dessa maneira, estarão o próprio Redentor e seu Espírito de amor presentes no coração da comunidade, para formá-la e sustentá-la.” (Const. 23).
Sendo o Missionário Redentorista esta continuação do Redentor, todos são chamados a brilhar nas trevas do mundo, como sinais de vida e esperança, para uma sociedade ferida, onde Jesus Cristo e sua Palavra têm sido deixados de lado, ocupados por aquilo que o mundo contemporâneo oferece, resultando em vidas, fé, mentes e corações vazios. É hora de anunciar a Copiosa Redenção com intensidade, vigor e testemunho, preenchendo com a presença do Redentor esse vazio humanitário, pois Copiosa apud eum redemptio: “N’Ele, é copiosa a Redenção!” (Salmo 129, 7).

Celebrar a Solenidade do Santíssimo Redentor não é recordar fatos históricos, mas renovar, expressar a fé, agradecer e principalmente imitar Aquele que se auto revelou como “Pão da Vida, Luz do Mundo, Porta das Ovelhas, Bom Pastor, Ressurreição e Vida, Caminho, Verdade e Vida e a Videira Verdadeira!” Atentamos para o fato de que Jesus Cristo se revela como ‘Vida’ duas vezes, no Evangelho de João. É um convite a todos nós sermos a continuidade do Redentor como aquele cristão ou cristã que, assumindo o sacramento de seu Batismo, promove a vida em um mundo ferido que precisa de sabor e luz: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância!” (Jo 10, 10).