Festa do Santíssimo Redentor

Foi celebrada no dia 19 de julho, a festa do titular da Congregação Redentorista, que administra a Paróquia da Glória. Pela manhã, a Comunidade Redentorista da Glória, juntamente com o Pré-Noviciado se uniu na Igreja da Glória para a Celebração Eucarística presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas nos estados de Minas, Rio, Espírito santo, Pe. Nelson Antônio Linhares, C.Ss.R.

Na homilia, o Reitor da Comunidade Redentorista da glória, Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R., destacou a imagem de Jesus Redentor, que deve ser a inspiração para todo cristão. “A imagem de Jesus Redentor nos leva a interpretar os acontecimentos da nossa vida e da vida humana à luz da fé e de seu projeto, que alteram o nosso estilo de vida e mudam a nossa consciência cidadã. O que significa Redentor? Na Carta de Paulo proclamada na Missa de hoje, Jesus é aquele que dissolve a distância que existia entre a humanidade e um ser superior. A gente cuida da dignidade de cada um. Nossa proximidade com Deus e com os outros como irmãos quer dizer que nada em nós há de ser hostil, há de ser excludente, e que se errarmos, Deus nos perdoa para renascermos”.

Pe. Dalton ressaltou também o lema atual dos Redentoristas: “testemunhas do Redentor, solidários para a missão em um mundo ferido.” Para ele, “só é possível uma copiosa redenção, uma abundância de amor, se cuidarmos da realidade como ela se mostra. E aqui é preciso ter olhos para ver como o samaritano viu a carne ferida. A vida como misericórdia, como compaixão, como piedade pelos pequenos, pelos abandonados, pelo excluídos. Só assim nós seremos eternos. Só assim a morte significará o dom da Ressurreição. Viver redentoramente. Fazer germinar dentro de nós um futuro diferente, e agir diferente. E este é o meu desejo: que as paróquias alicercem a mística redentora de olhos abertos, sem negação da realidade. Que nossas paróquias sejam escolas de amor e misericórdia. Jesus Ressuscitado, Redentor só tem as mãos, os pés e os lábios de seus seguidores para se fazer verdade, presença. È a nossa hora. É a hora da nossa comunhão, da nossa misericórdia.”