A tradicional Festa de São Roque será realizada entre os dias 7 e 10 de agosto de 2025, na Capela de São Roque, em Juiz de Fora. Com o tema “São Roque, ensina-nos a esperar no Deus da vida”, a programação contará com celebrações diárias, bênçãos especiais, procissão e barraquinhas, reunindo fé, devoção e convivência comunitária. O destaque fica para a bênção dos animais no sábado a tarde.
O pregador deste ano será o Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.Ss.R., que conduzirá as reflexões diárias ao longo dos quatro dias de celebração.
Programação:
- 1º Dia – 7 de agosto (quinta-feira)
Tema:Na enfermidade, encontrar sentido no amor de Deus- 17h: Exposição e bênção do Santíssimo Sacramento
- 18h: Missa com bênção da saúde
- 2º Dia – 8 de agosto (sexta-feira)
Tema:A esperança cristã renova o corpo e o espírito- 17h: Oração do Terço com o Apostolado da Oração
- 18h: Missa com bênção da água
- 3º Dia – 9 de agosto (sábado)
Tema:No sofrimento do irmão, reconhecer o Cristo sofredor- 15h: Bênção dos animais de estimação
- 18h: Missa com bênção dos pais
- Dia da Festa – 10 de agosto (domingo)
- 9h: Procissão saindo da Capela São Roque, passando pelas ruas do bairro e retornando à capela, onde haverá Missa solene.
De quinta a sábado, a partir das 17h, haverá barraquinhas no Largo São Roque, com comidas típicas e momentos de confraternização entre os fiéis.
Campanha “Capela São Roque, Eu Cuido! 2025”
Durante a festa será lançada a campanha “Capela São Roque, Eu Cuido! 2025”, com o objetivo de arrecadar recursos para a reforma da fachada da capela. Os interessados poderão contribuir por meio de carnês com quatro mensalidades de R$ 75,00 (de agosto a novembro), ou via Pix para a chave: saoroque@paroquiadagloria.org.br
- A Capela São Roque fica na Avenida dos Andradas, ao lado do Instituto Vianna Junior.
Uma Devoção Italiana
A devoção a São Roque foi introduzida na cidade pelos colonos italianos, que em 1902 fundaram a Irmandade de São Roque e decidiram iniciar a construção de uma capela em honra ao santo. A obra teve início em 1904, em um terreno no Largo do Riachuelo, hoje Largo de São Roque. Em 1907, os trabalhos foram concluídos, e a capela ficou subordinada aos padres redentoristas, que tinham chegado a Juiz de Fora poucos anos antes. A capela é tombada como patrimônio municipal, por seu valor histórico e cultural.
Protetor Contra as Pestes
São Roque nasceu em Montpellier (França), em 1345, de família nobre. Jovem ainda, distribuiu aos pobres sua herança e tornou-se peregrino. Em Roma, assistiu aos doentes atingidos pela peste, que milagrosamente curava. Contraiu a moléstia, que o obrigou a retirar-se para uma floresta, onde um cão lhe levava alimento.
Curado, volta à sua Pátria, mas é preso e encarcerado durante cinco anos, por suspeita de espionagem, falecendo em 1377.