Festa de Santo Afonso 2019

No dia 1° de agosto, a Igreja celebra a Festa de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação Redentorista, que administra nossa Paróquia da Glória. Em razão disso, teremos missas em honra ao santo às 7h e 19h na Igreja da Glória e às 19h na Capela São Roque.

Para marcar a festa de Santo Afonso, o Superior Geral da Congregação Redentorista, Pe. Michael Brehl, C.SS.R. divulgou uma mensagem:

TESTEMUNHAS DO REDENTOR: solidários para a missão em um mundo ferido.

Caros confrades, irmãs redentoristas, associados leigos e amigos
Todos os anos celebramos a festa de São Afonso Maria Ligório em um espírito de gratidão e alegria pelo dom que ele é para toda a Igreja, para a Congregação e para a Família Redentorista, e para cada um de nós pessoalmente. Este ano, quando realizarmos as reuniões da metade do sexênio e as importantes decisões que tomaremos sobre os Planos Apostólicos e a reestruturação em cada Conferência, agradecemos especialmente o exemplo da abertura à conversão e à vontade de Deus que Alfonso nos deu em sua vida e em seus escritos.

Para São Afonso, “conversão” não é apenas a conversão do pecado, mas muito mais importante é a conversão à vontade de Deus e à prática do amor a Jesus Cristo. Esta conversão é um processo ao longo da vida, que implica um espírito de abertura, a vontade de aprender e mudar, de ler os “sinais dos tempos” à luz do Evangelho e de responder às necessidades reais do povo de Deus, especialmente aqueles nas periferias, os abandonados e os pobres.

Mesmo em seus últimos anos em Pagani, em 1785, Alfonso nos dá este claro testemunho em sua resposta quando lhe é perguntado sobre a missão de Clemente Hofbauer e Thaddeus Huebl, que foram enviados “para além dos Alpes” para estabelecer a Congregação. Alfonso reconheceu que novas situações e novas épocas exigirão adaptação e crescimento, mas o coração de nossa vocação missionária permanece o mesmo que seguimos o exemplo de Jesus Cristo, nosso Redentor, pregando o Evangelho aos abandonados e aos pobres (Cons. 1).

Desde o 25º Capítulo Geral, em 2016, temos escutado atentamente o Espírito Santo ao participar deste processo de discernimento, através do estudo e do diálogo, da reflexão e da oração, em cada (Vice) Província, Região e em cada Conferência. As Comissões da Conferência para o Plano Apostólico e de Reestruturação, bem como as Assembleias, Capítulos e Conselhos, trabalharam em conjunto com perseverança e abertura. Juntos, procuramos fazer com que esse espírito encorajasse Alfonso ao nosso próprio espírito.

A Conferência da América Latina e Caribe realizou sua reunião de metade do sexênio em junho. Este foi um passo importante no processo que continua em toda a Congregação. Enquanto celebra a festa de Santo Afonso, a Conferência da África e Madagascar se reúne em Nairobi, no Quênia, em sua reunião da metade-sexênio, que terminará em 10 de agosto. Em breve, será a vez da América do Norte em setembro, da Europa em outubro e da Ásia-Oceania no início de novembro. Que São Afonso inspire todos os delegados e acompanhe nosso discernimento. Que o seu Espírito continue a encorajar a Congregação com alegria e esperança, para que nossas decisões realmente respondam ao chamado de Deus para a nossa Congregação hoje.

Roma, 26 de julho de 2019.

Seu irmão em Cristo, nosso Redentor, e no espírito de Santo Afonso,

Michael Brehl, C.Ss.R.