Em comunidade, na Igreja doméstica

Com a suspensão das missas presenciais, em função da orientação do Ministério da Saúde para isolamento social em prevenção à transmissão da Covid-19, muitas paróquias passaram a transmitir as celebrações por meio de suas redes sociais. Entre elas, a Paróquia da Glória. Com a necessidade de aproximar os paroquianos de sua comunidade, mesmo vivendo a fé na Igreja doméstica, a Paróquia iniciou as transmissões na Semana Santa, com uma série de vídeos gravados pelos padres da Comunidade Redentorista e também levando aos f éis as celebrações por meio de seu facebook (paroquiadagloriajf). Semanalmente, as missas têm sido transmitidas pela Pastoral da Comunicação às terças, quartas e domingos.

Uma experiência para viver a fé em tempos de pandemia, em casa ou nos trabalhos essenciais, sempre unidos em Cristo. Algumas adaptações foram necessárias para estas transmissões e, a cada dia, novos recursos vão sendo implementados para melhor a qualidade de áudio e vídeo. As melhorias estão sendo possíveis graças à fidelidade de nossos dizimistas, que também contam agora com a opção de realizar o depósito bancário para fazer sua contribuição. (ver página 4). A Paróquia aguarda apenas a liberação por parte do YouTube, para que as transmissões sejam feitas também por esta plataforma, garantindo novos recursos. Em pouco menos de 48 horas, por meio de uma campanha em nossas redes sociais, conseguimos 1.000 inscritos, um dos requisitos necessários para a realização das transmissões ao vivo.

Pastorais e movimentos também vão se engajando neste mundo virtual. A Catequese Infantil, a Juventude e os Missionários Leigos Redentoristas (MLR), por exemplo, também produziram vídeos e realizaram lives, como a oração do Terço Mariano. Jornal Novo Tempo Mesmo sem as celebrações para sua distribuição, o informativo paroquial continua sendo publicado mensalmente no site da Paróquia, mantendo assim o seu caráter comunitário de levar informação e refl exão para os fi éis. Assim, vivemos o tempo da Igreja em saída, comunicando uma mensagem de fé e amor para além das paredes do templo, mas sempre destacando que, tudo isso vai passar e poderemos, novamente, nos reunir em comunidade.