Vaticano estabelece normas para Quarta-Feira de Cinzas

No dia 17 de fevereiro, a Igreja celebra a Quarta-Feira de Cinzas, com o início da Quaresma e a já tradicional abertura da Campanha da Fraternidade. Haverá missas na Igreja da Glória e Capela São Roque. Para a participação presencial, será necessário o agendamento prévio. (ver informações abaixo)


Neste ano, em função da pandemia, o Vaticano estabeleceu regras próprias para o rito de imposição das cinzas. Diz a nota da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos: “Feita a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta sem dizer nada – precisa a nota -, o sacerdote, voltado para os presentes, diz uma só vez para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: ‘Convertei-vos e acreditai no Evangelho’, ou ‘Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás’.”


Depois, prossegue a nota, “o sacerdote lava as mãos, coloca a máscara protegendo o nariz e a boca, e impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega as cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Deixe seu comentário

Fechar Menu