Vaticano estabelece normas para Quarta-Feira de Cinzas

No dia 17 de fevereiro, a Igreja celebra a Quarta-Feira de Cinzas, com o início da Quaresma e a já tradicional abertura da Campanha da Fraternidade. Haverá missas na Igreja da Glória e Capela São Roque. Para a participação presencial, será necessário o agendamento prévio. (ver informações abaixo)

Neste ano, em função da pandemia, o Vaticano estabeleceu regras próprias para o rito de imposição das cinzas. Diz a nota da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos: “Feita a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta sem dizer nada – precisa a nota -, o sacerdote, voltado para os presentes, diz uma só vez para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: ‘Convertei-vos e acreditai no Evangelho’, ou ‘Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás’.”

Depois, prossegue a nota, “o sacerdote lava as mãos, coloca a máscara protegendo o nariz e a boca, e impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega as cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”.