Uma festa para ficar na memória

Entre os dias 11 e 18 de agosto, a Paróquia da Glória, em Juiz de Fora, realizou o Setenário e Festa de Nossa Senhora da Glória, em comemoração aos cem anos de construção da Igreja da Glória, um dos mais importantes cartões postais da cidade. A celebração, marcada por momentos de fé, cultura e solidariedade, reuniu a comunidade em torno de missas diárias, barraquinhas e gestos concretos de doação.

O evento teve início no domingo, dia 11 de agosto, com a Missa de abertura do Setenário, presidida pelo Pároco, Pe. Carlos Viol, C.Ss.R. Durante toda a semana, temas que refletiam os diferentes aspectos da construção da igreja foram explorados, como “A Fundação: construindo sobre a rocha” e “As Paredes: construindo relacionamentos fortes”, sempre conectando a estrutura física da igreja com aspectos da vida cristã.

No sábado, dia 17, a Missa foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, em um dos momentos mais esperados da festa. No domingo, dia 18, que marcou o encerramento da festa e celebrou a Assunção de Nossa Senhora, houve uma procissão saindo do Bairro Santa Catarina até a Igreja da Glória, seguida da Missa Solene.

Além das celebrações religiosas, a festa contou com diversas apresentações culturais, como shows musicais e grupos de dança folclórica, que trouxeram ainda mais vida e alegria ao evento. Um destaque especial foi a série de gestos concretos de solidariedade, onde os fiéis foram convidados a doar alimentos e outros itens essenciais para a Assistência Social Nossa Senhora da Glória.

A Igreja da Glória, inaugurada em 1924 e tombada pelo Patrimônio Histórico municipal, continua a ser um símbolo de fé e perseverança, refletindo a história e a cultura de Juiz de Fora. A Festa da Glória 2024 não apenas celebrou um marco histórico, mas também renovou o compromisso da comunidade com a fé e a solidariedade.