Uma catequese adaptada aos novos tempos

A pandemia da Covid-19 obrigou a todos a adotar uma série de medidas de restrições para conter o avanço da doença, entre elas o distanciamento social. Nossas celebrações e encontros de pastorais e movimentos precisaram se adaptar aos novos tempos, com transmissões e reuniões online. Entre elas, está a Catequese Infantil, que tem seus encontros semanais pelas plataformas Google Meet e WhatsApp. A interatividade foi a forma de manter contato com as crianças e delas com o ambiente da comunidade paroquial, mas, cada um – catequistas e catequizandos – em sua casa.

No ano passado, foram desenvolvidos vários projetos, com histórias de santos e festas da Igreja Católica. Para a Semana Santa deste ano, por exemplo, o grupo de se reuniu, via Google Meet, no dia 27 de março, para rezar a Via Sacra. Segundo uma das coordenadoras da Catequese Infantil, Maria Aparecida Bassoli, o encontro contou com a participação de 57 pessoas entre catequisandos, familiares, catequistas e também do Pároco, Pe. Edson. “Foi um momento único, de espiritualidade, de orações, que ficará marcado no coração de nossos catequizandos.”
As inscrições para a Catequese Infantil estão abertas e podem ser feitas pelos telefones das coordenadoras.

De acordo com o assessor nacional da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pe. Jânison de Sá, em entrevista ao Programa Pai Eterno, no dia 13 de janeiro de 2021, neste momento tão crítico pelo qual estamos passando, a modalidade online é bastante válida e fundamental para que o catequizando não interrompa sua formação cristã. “Não podemos deixar de lado o trabalho da catequese. A formação acontece por meio das redes sociais e também com a participação da família. Em boa parte das paróquias, o catequista transmite o conteúdo aos pais e eles repassam para os seus filhos. Temos percebido muitas experiências positivas nesse sentido”, explica o religioso.

Volta à normalidade
Contudo, ele pondera que a forma on-line é apenas um suporte que não substitui uma catequese presencial, a qual conta com a convivência, a vida fraterna, a comunidade, o diálogo com o outro e a vivência do mandamento do amor. Pe. Jânison acrescenta que, logo após a vacina, as atividades serão pouco a pouco normalizadas e os catequizados voltarão de forma presencial.
“É importante percebermos que a catequese não pode ser comparada com uma disciplina de cursinho, com a continuidade das aulas na modalidade virtual das escolas. A catequese é diferente! A catequese como ação evangelizadora a serviço da iniciação à vida cristã é um ato de natureza eclesial, que nasce do mandato missionário do Senhor e que está orientada, como seu nome indica, a fazer ressoar continuamente o anúncio de sua Páscoa no coração de cada pessoa, para que sua vida seja transformada (DC, 55)!”, reitera.