Solenidade de Corpus Christi

Você já pensou sobre quão belo e profundo é o mistério da Sagrada Eucaristia? E mais, já questionou, a si mesmo, se tem vivido profundamente esse mistério?
Na Solenidade de Corpus Christi, dia em que celebramos a presença real do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo no pão e vinho, somos convidados a refletir sobre nossa fé na Santa Eucaristia e em como estamos nos comportando diante de Jesus.
O Catecismo da Igreja Católica (1324 e seguintes) nos ensina que a Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã. É pela Celebração Eucarística, que nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos. Santo Afonso Maria de Ligório, em sua sabedoria, nos dizia que “A Eucaristia não é só garantia do amor de Jesus Cristo, mas é também do paraíso que Ele nos quer dar”.
Infelizmente, muitos vão à Santa Missa e pensam que a Eucaristia é somente a representação de Jesus. Como se enganam! É na Sagrada Eucaristia que Jesus se dá por inteiro a nós, assim como se entregou, até a morte, na Santa Cruz. Diante do altar, nos colocamos na sublime e real presença do Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quão incrédulos somos por pensar que é somente pão e vinho quando, na verdade, comungamos o próprio Cristo.
Assim como nosso corpo precisa dos alimentos para se manter saudável, é na Santa Comunhão que alimentamos nossas almas e fortificamos nossa fé. Ao receber Jesus Eucarístico, reconhecemos nossa miséria enquanto pecadores e nos colocamos diante do Amor dos amores que se faz pequeno por amor a nós, à nossa humanidade pecadora e orgulhosa.
“A Eucaristia é o pão de cada dia que se toma como remédio para a nossa fraqueza de cada dia” (Santo Agostinho).
Que unidos ao Pão da Vida e reconhecendo a real presença do Cristo na Santa Eucaristia, possamos sarar nossas feridas da alma e regozijar de alegria diante do Senhor!

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Deixe seu comentário