Província do Rio: 70 anos de uma linda história

Os Missionários Redentoristas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo vivenciaram, de 30 de maio a 1º de junho, a Assembleia Provincial Jubilar pelos 70 Anos de Fundação da Província do Rio. Tendo como inspiração a frase do Papa Francisco – “Olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”, o evento aconteceu na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), e comemorou a trajetória septuagenária da Província.
Por ocasião das celebrações destes 70 anos, no dia 29 de junho, o Superior Provincial, Pe. Nelson Antônio Linhares, C.Ss.R. publicou um artigo no site da Província do Rio, a seguir:

Memória Agradecida
Celebrar a história da caminhada Provincial dos Redentoristas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo é fazer memória agradecida pelo empenho de tantos confrades holandeses e brasileiros, padres e irmãos, que corajosamente construíram a Província. É preciso lembrar também dos leigos e leigas que trabalharam como agentes de evangelização.

70 anos marcados na história
O olhar para o passado é carregado de gratidão e o balanço é muito positivo. Afinal, são muitos os Conventos, Paróquias, Santuários, Obras Sociais, casas de formação e meios de comunicação na Vida Redentorista. Muitas são também as marcas deixadas na história religiosa, política, cultural, social e econômica das áreas atingidas pela Província. Podemos dizer que foi realmente uma história de ousadia e fé!

Uma história de ousadia e fé
Uma Província se constrói no afeto partilhado que gera concórdia e mútua caridade. Uma Província se constrói no brio de pertença a um grupo valoroso, fonte de estímulo à fidelidade e a um compromisso de vida em comum. Uma Província se constrói na solidariedade com os feridos da história, com gestos concretos de inclusão e cidadania.

Desafios encarados com fidelidade criativa
Perceber tantas mudanças no mundo ao longo destes 70 anos nos faz concluir que uma Província se constrói na fidelidade ao carisma e à missão redentoristas. E trata-se de uma fidelidade criativa, ou seja, não é repetição do passado, mas deixar que o ideal Redentorista ilumine os desafios encontrados e faça surgir novas respostas.
Nossos desafios neste tempo são: a Pastoral Vocacional (que cuida de nosso futuro com novos Redentoristas), o trabalho pastoral com a juventude, o uso qualificado dos meios de comunicação, a superação da pastoral de manutenção (Igreja em saída), o compromisso de transformação da realidade social, especialmente junto aos mais pobres. Nosso grande desafio é dar testemunho do Redentor Jesus neste mundo ferido.

Olhar para o futuro com esperança
A celebração dos 70 anos nos alcança em tempos de reestruturação da Congregação Redentorista. Queremos consolidar e vivificar a trajetória atual que a Província do Rio vive. Trajetória de confiança: há futuro para nossa esperança! Queremos abrir uma estrada larga para o amanhã da reconfiguração com São Paulo e Bahia, na certeza de uma história bem traçada.
A experiência da fé em Cristo Redentor nos afirma que este processo de reestruturação é um chamado de Deus a abrir fronteiras, a encarar desafios de crescimento na missão. O profeta Isaías nos adverte: “Alarga o espaço de tua tenda, estende a lona de tua morada sem poupar; alonga tuas cordas, firma bem tuas estacas… Não temas, porque não deverás mais envergonhar-te.” (Is 54, 2.4)

Fonte: www.provinciadorio.org.br