Projeto Três da Tarde une celebração, cultura e convivência

A Paróquia da Glória lança, na próxima terça-feira, dia 23 de julho, o PROJETO ‘TRÊS DA TARDE’, uma iniciativa dedicada a promover celebrações, cultura e convivência para a comunidade, com especial atenção à população idosa. Juiz de Fora, com seus 540.756 habitantes, tem 14,17% de sua população composta por idosos, conforme o Censo Demográfico 2022 do IBGE. Nos bairros Morro da Glória e Jardim Glória, essa porcentagem é ainda mais significativa, destacando a necessidade de projetos que atendam às demandas dessa faixa etária.

O PROJETO TRÊS DA TARDE é uma resposta a essa necessidade, oferecendo missas diárias às 15h, horário escolhido por ser acessível a idosos, donas de casa, crianças e adolescentes, e por marcar a “hora da misericórdia”, momento simbólico que antecede o alvorecer. Além das celebrações religiosas, o projeto inclui uma variedade de eventos culturais e sociais que ocorrerão após as missas, proporcionando um espaço seguro e acolhedor para encontros diários.

DESTAQUES DA SEMANA DE ABERTURA

O Projeto será aberto na terça-feira, dia 23, com a Missa às 15h, seguida de uma palestra no Salão Paroquial com o gerontólogo e membro do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, José Anísio da Silva (Pitico), com o tema “Como envelhecer com qualidade de vida”. Pitico está contribuindo também como consultor do projeto.

Na sexta, dia 26, será celebrada uma Missa às 15h com uma bênção especial para os avós, seguida de uma confraternização no Salão Paroquial.

Objetivos

1. Espiritualidade: Oferecer missas diárias às 15h, proporcionando um momento de reflexão e fortalecimento espiritual.
  2. Cultura: Organizar eventos culturais após as missas, como apresentações musicais, exposições de arte e palestras.
  3. Convivialidade: Promover atividades sociais e recreativas que incentivem o convívio e a interação entre os participantes.
  4. Inclusão da População Idosa: Criar um ambiente acolhedor e seguro para os idosos, promovendo a sua participação ativa nas atividades.
  5. Promoção de Saúde Mental e Bem-estar: Oferecer momentos de lazer e relaxamento, contribuindo para a saúde mental e bem-estar dos participantes.

A missão do TRÊS DA TARDE é promover um espaço de encontro e fortalecimento da espiritualidade, cultura e convivência para a comunidade de Juiz de Fora, envolvendo toda o território que circunda a Paróquia, além da Assistência Social Nossa Senhora da Glória, instituição que envolve os trabalhos sociais desenvolvidos pela Paróquia. Os valores que guiam o projeto incluem a espiritualidade, a construção de uma comunidade acolhedora, a promoção da cultura local, a inclusão da população idosa e o fomento ao convívio social saudável e enriquecedor.

A programação do PROJETO TRÊS DA TARDE ocorre de terça a sábado, com missas às 15h seguidas por eventos, palestras, cursos, apresentações musicais e momentos de convivência. Com isso, não haverá mais as missas das 7h nestes dias. As atividades a serem desenvolvidas serão escolhidas a partir de uma pesquisa realizada na Igreja e nas redes sociais, e o projeto também quer contar com a participação de voluntários nas diversas áreas para o desenvolvimento das atividades.