Padre Dalton: há 60 anos anunciando a Copiosa Redenção

No dia 16 de julho de 1961, o jovem de 23 anos, natural de Mercês (MG), Dalton Barros de Almeida, era ordenado sacerdote na Congregação Redentorista, pela imposição das mãos de Dom José Brandão de Castro, C.Ss.R. Sessenta anos passados, temos o privilégio de contar com este homem de Deus, anunciador da Copiosa Redenção, vivendo nesta Paróquia da Glória, onde os primeiros Missionários do Santíssimo Redentor chegaram, no final do século XIX.

Seminário Maior da Floresta (1958) – Pe. Dalton é o penultimo à direita, em pé


Pe. Dalton é daquelas pessoas que a gente não se cansa de ouvir. Sempre tem uma palavra certeira, para a hora certeira. É um “padre” (pai) na concepção da palavra. Seus conselhos ecoam entre os mais diversos setores da Igreja, seja entre bispos, padres, irmãos, leigos, amigos, famílias, paroquianos. Milhares deles já tiveram uma formação com este sacerdote que, em meio às mazelas da sociedade, nunca deixa de dar seu recado profético.
Conviver com Pe. Dalton nos faz pensar que a idade nunca é obstáculo para sempre aprender e, principalmente, ser fonte de sabedoria, à luz do Cristo Redentor. As bodas de diamante são dele, mas somos nós a sermos lapidados dia a dia por suas palavras.
Io Vivat, Pe. Dalton, por muitos e muitos anos, sendo este farol para todos nós! Deus o guarde e abençoe por estas estradas missionárias!
No dia 16 de julho, será celebrada uma Missa em Ação de Graças pelos 60 anos de sacerdócio de Pe. Dalton, com transmissão pelo canal do YouTube: paroquiadagloria. A participação presencial poderá ser agendada pelo whatsapp (32) 99913-9639.

A seguir, alguns depoimentos de quem convive com Pe. Dalton:
Falar sobre os 60 anos de ordenação do Pe. Dalton Barros de Almeida, é um desafio e ao mesmo tempo uma alegria! Conheço-o há mais ou menos 23 anos. Pessoa lucida e motivadora! Compromissado com a Congregação devido as funções e cuidados assumidos! No cotidiano da vida, simples e ao mesmo tempo, instigador! Tenho a alegria de tê-lo como coordenador na vida comunitária e como exemplo! O sentimento é de gratidão, por tudo que ouvi dizer que fez e pelo que o vi fazer, pelo bem de nossa valente, crescente e septuagenária Província Rio, Minas e Espírito Santo!

Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R.
Pároco


“Ao longo da vida, de vez em quando, encontramos pessoas espetaculares, que pela sua experiência de vida e maneira de a transmitir, imprimem em nossos corações um ensinamento completamente único. Porque não ensinam receitas, nem atalhos para a felicidade. Mas, despertam o melhor de nós, inspiram itinerários, provocam aventuras. Estes são os mestres! Padre Dalton é um mestre! Ao longo de minha vida ele é uma referência que me convoca ao crescimento humano. Ao longo de minha formação redentorista ele é exemplo de um religioso aberto aos desafios da vida e que busca uma experiência de um Deus vivo e misericordioso. Parabéns pelas Bodas de Diamante sacerdotais! Muito obrigado pela sua contribuição para o meu amadurecimento. Obrigado por ser Missionário Redentorista!”
Pe. Nelson Antonio Linhares, CSsR.
Superior dos Missionários Redentoristas dos estados de MG-RJ-ES

Na feliz efeméride do 60º aniversário sacerdotal de nosso caro Padre Dalton…, envio-lhe meu abraço de felicitações e agradeço seus bons serviços, sua costumeira disponibilidade de a todos atender, sempre alegre e feliz, como padre, como professor, como psicólogo, sobretudo padre, filho fiel de Santo Afonso Maria de Liguori.
Aplausos!

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora.

Em uma das conversas com Pe. Dalton, então formador da Comunidade Vocacional Santo Afonso, tendo 16 anos, nos idos de 1985, disse de uma minha preocupação. Algumas pessoas diziam que eu “não tinha cara de padre”. Pe. Dalton me respondeu que era normal as pessoas terem uma imagem, mas que eu poderia ser padre sem, no entanto, corresponder à imagem quase estigmatizada de um modelo de sacerdote.
Aprendi através da conversa, mas sobretudo com a convivência com ele, as muitas formas de fidelidade criativa na vivência do ministério presbiteral.
Nas assessorias que desenvolveu e ainda desenvolve em prol da formação inicial e permanente não só em nossa Província do Rio, mas também no Brasil e América Latina, através de serviços ao CELAM, à CNBB, à CRB, à OSIB e muitas dioceses de Norte a Sul do Brasil, é evidente a sabedoria e a lucidez nas análises e, sobretudo, uma capacidade de escutar em profundidade os interlocutores, não aceitando os pré-conceitos como base de sua hermenêutica.
Nessas tarefas bem como na missão de coordenar e animar a província e as comunidades redentoristas e paroquiais como superior, reitor e assessor revelou-se e ainda revela-se um pastor atento e cuidadoso animado, empenhado na construção de um cotidiano saudável como lugar e ocasião da partilha e da missão. São essas e outras mais, as muitas faces dos sessenta anos de vida presbiteral do formador, amigo e confrade que tenho a alegria de celebrar.

Pe. Carlos Viol, C.Ss.R.
Ecônomo da Província RJ-MG-ES

A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno!!!(Papa Francisco)
Padre Dalton, o senhor é uma verdadeira inspiração para nós MLR. Sua dedicação, sua sabedoria e sua esperança nos motivam todos os dias a fazer o bem para todos que estão ao redor. O senhor nos mostra a grandeza de pertença a essa Familia Redentorista. Uma coisa que me admira muito é a sua sabedoria, porque nós conseguimos enxergá-la por meio do seu mais simples olhar.
Neste dia, sinta o abraço amoroso do Deus, criador dos Céus e da Terra. Que todos os anos o senhor possa conhecer cada vez mais a vontade do Senhor para a sua vida, e ser um verdadeiro embaixador de Cristo.
Obrigada, Pe. Dalton, que completa 60 anos de vida presbiteral. Agradecemos a Deus por lhe ter dado a dádiva da vida e a vocação missionária para o sacerdócio. Parabéns ao senhor, Pe. Dalton, nesse dia tão grandioso!!!! Abraço fraterno!

Maria Geralda (Laudinha) Domingues
Coordenadora MLR

Ter Pe. Dalton ao nosso lado nesta caminhada é tornar leve o que parece pesado. Certos que temos um desafio iminente, que é fazer da Pastoral Familiar uma Pastoral em família, temos em Pe. Dalton um grande incentivador. Com seus ensinamentos transbordantes de sabedoria, faz-nos entender que não precisamos de grandes eventos para fazer da Igreja uma grande família, mas de pequenos gestos para fazer da família uma pequena Igreja. Só temos a agradecer a Deus por esta dádiva que é saborear dessa valorosa amizade. Parabéns, Pe. Dalton! Mas, antes de tudo, obrigada!
Roseli Pironi
Pastoral Familiar

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Deixe seu comentário