Casamento

Caríssimos noivos,

O dia do casamento, esperado e preparado, marcará para sempre suas vidas. Desejamos que vocês façam deste dia um momento alegre e inesquecível.

A Igreja da Glória, em toda a sua história, sempre acolheu com carinho os noivos que a procuram para realizar este sonho bonito do casamento religioso.

É importante lembrar que o casamento é um sacramento, por isso supõe e exige “fé”. Não podemos vê-lo como um evento social ou um ato para cumprir preceito. É CELEBRAÇÃO do amor que une os noivos, diante de Deus e de uma comunidade que também acredita em Deus e nos Sacramentos. Hoje a Igreja insiste na simplicidade e no bom gosto como caminho certo para uma celebração bonita e marcante. Evitem-se extravagâncias já ultrapassadas e sem sentido.

O casamento envolve não somente os noivos, mas também seus familiares, padrinhos, convidados e prestadores de serviço: fotógrafos, filmadores, pessoas do cerimonial, funcionários da Igreja e a testemunha qualificada. Muitas pessoas que precisam estar sintonizadas no mesmo objetivo: criar o melhor ambiente celebrativo possível para o seu casamento.

Diante das dificuldades encontradas em nossa caminhada pastoral por ocasião dos casamentos, especialmente no que tange ao “aparato cerimonial carregado de exageros” que, esvazia o sentido cristão e sacramental do matrimônio numa crescente “industrialização do casamento”, para restituir a riqueza da celebração do sacramento, estabelecemos algumas normas e orientações para os casamentos na Paróquia da Glória.

Não vejam as normas que seguem como um conjunto de proibições, mas sim como uma preocupação da Igreja com algo muito precioso: o Matrimônio. Vocês estão investindo não somente recursos financeiros para a realização desse sonho, mas empenham a si mesmos! Isso não pode se perder em meio ao supérfluo! Leia com atenção e carinho o que segue.

Normas e Orientações

A Pontualidade

  • O atraso quanto ao horário é sempre um desrespeito aos convidados, ao Padre e aos funcionários da Paróquia. Por isso não será admitido. No entanto haverá uma tolerância de 20 minutos para o início da celebração (chegada da noiva ao altar).
  • Pede-se que não anunciem o casamento para às 19:30 h, pois os convidados chegam mais cedo e tumultuam a celebração da missa das 18:30 horas e congestionam o estacionamento.
  • Sugere-se que o noivo e os padrinhos cheguem 30 minutos antes da cerimônia.

A Ornamentação

  • O espírito cristão da celebração do matrimônio pede sobriedade quanto à ornamentação, sem gastos supérfluos e sem ostentação. A ornamentação que expressa nobreza e bom gosto se conjuga com a simplicidade. Por isso será permitido ornamentar somente o presbitério (lugar onde ficam o altar, os noivos e a testemunha qualificada do casamento).
  • Não serão permitidas flores artificiais, velas, iluminação extra, balões, colunas luminosas, nem fitas e flores nos bancos.
  • Não é permitido a entrada de nenhum tipo de plaquinha. Somente símbolos religiosos que possam ter ligação com o sacramento (Ex.:Bíblia que será usada na casa do novo casal, imagem da Sagrada Família, etc)
  • Não é permitido colocar nenhum objeto ou ornamentação sobre os altares ou a mesa da Palavra.
  • A Paróquia cuidará de colocar o tapete vermelho, que não poderá ser substituído nem coberto por outro tapete.
  • Os arranjos são escolhidos pelos noivos, com simplicidade e bom gosto. Poderão ser em número de dois, quatro ou seis; nunca, porém, mais de 6 arranjos. Os locais permitidos são: dois junto ao altar (altura – 1 m), dois junto às colunas do presbitério (altura – 0,70 m) e dois próximos ao altar de Nossa Senhora da Glória (altura – 1,10m).
  • Havendo mais de um casamento no mesmo dia, os noivos devem combinar entre si sobre a ornamentação, escolhendo a mesma para todas as cerimônias do dia.
  • A Paróquia se reserva o direito de retirar toda a ornamentação que não estiver de acordo com estas normas.
  • Não é permitido jogar arroz ou pétalas de rosas na igreja, no salão ou nas dependências externas do templo. Esse não é um costume cristão, expõe as pessoas ao risco de queda e não condiz com a realidade brasileira em que muitos passam fome.

O Espaço da Celebração

  • O espaço próprio para a celebração é o templo onde a comunidade se reúne para sua liturgia. Espaço sagrado, especial, do encontro das pessoas com Deus. Por isso, espaço respeitado e bem cuidado.
  • Os noivos, depois das entradas, ficarão no presbitério (lugar mais elevado onde se localiza o altar = mesa da celebração), próximos do assistente qualificado da celebração (Bispo, Padre ou Diácono).
  • Os pais dos noivos sentar-se-ão em cadeiras separadas, mais próximas do presbitério, na frente dos primeiros bancos.
  • Os padrinhos tomarão lugar nos primeiros bancos dos dois lados do corredor central da igreja, onde haverá uma indicação colocada pelos funcionários da Paróquia.
  • Além dos noivos, não é permitida a subida de outras pessoas ao presbitério.

A Música

  • A música na liturgia não é mero acessório ou enfeite, mas parte integrante da celebração, centrada no mistério celebrado pela comunidade. “No matrimônio sejam escolhidas músicas ou cantos de acordo com a natureza do rito.” Na Paróquia, somente serão aceitas músicas religiosas ou clássicas (sacras / eruditas).
  • São expressamente proibidas as canções populares, melodias adaptadas, canções em inglês e trilhas sonoras de filmes ou novelas.
  • Sax, clarim, trompetes, violinos e outros instrumentos só serão aceitos como acompanhamentos para o canto ou quando inseridos no conjunto orquestral. Não é permitido fazer solo de instrumentos elétricos e de percussão (entende-se por guitarra, bateria, etc.). 
  • Caso haja clarinada, só será permitido no início da celebração e na porta da Igreja (dentro) ou do lugar reservado aos músicos.
  • Durante a bênção e a entrega das alianças é importante que todos ouçam as palavras do padre e dos noivos. O canto ou a música acontecerá após a entrega das alianças.
  • A relação de músicas escolhidas deverá ser entregue na secretaria de casamentos, no prazo estabelecido, para aprovação e deverá ser cumprida no dia da celebração. Seu descumprimento acarretará também a multa e pode levar ao desligamento da energia da Igreja, fazendo parar forçadamente a música inapropriada.
  • Para ajudar os noivos na escolha de músicas apropriadas, a Paróquia oferece uma relação já aprovada com boas indicações.

Damas e/ou Pajens

  • As crianças terão idade mínima de 04 anos e máxima de 12 anos. Em número máximo de quatro, à escolha dos noivos entre pajens e damas.
  • As crianças deverão entrar no início da cerimônia, antes da entrada da noiva ou junto com ela. Não será aceita “dama surpresa”, interrompendo o andamento da celebração. Não pedir exceção! Não será aceita dama florista ou com qualquer função semelhante.
  • Após a entrada das crianças, estas ficarão com seus pais ou pessoas por eles designadas, para não se sentirem perdidas na celebração.

Padrinhos - Madrinhas

  • A Igreja exige apenas duas testemunhas para a realização da celebração do Matrimônio. No entanto, respeita o costume popular de haver padrinhos e madrinhas convidados pelos noivos.
  • Fica estabelecido e seja respeitado o limite máximo de 16 casais para os casamentos na Paróquia da Glória, sendo 8 para o lado da noiva e 8 para o lado do noivo.
  • Os noivos devem pensar bem em quem será convidado, pois não haverá a possibilidade de aumentar o número de casais. Sem exceções.

“Celebrante” de Fora

  • A Paróquia da Glória dispõe de padres para a celebração dos casamentos na Matriz ou na Igreja de São Roque. Para celebração será escalado o padre que estiver disponível no dia ou que tiver sido convidado pelos noivos.
  • Porém, se os noivos tiverem preferência por um “celebrante” (testemunha qualificada) de outra Paróquia, ficarão responsáveis pela informação das orientações da celebração na Paróquia da Glória, a espórtula e demais despesas do convidado. Caso o Padre convidado fuja às regras da Paróquia, os noivos arcarão com o pagamento da multa contratual.
  • Seja apresentado, em prazo estabelecido, o termo de compromisso de celebração do casamento, assinado pelo padre convidado. Termo este que firma a responsabilidade do celebrante em comparecer na data e horário informados.

Fotografias - Filmagens

  • Sabemos como é desejado registrar um momento tão importante como o casamento. A lembrança desse momento deve ser feita a cada dia, renovando o compromisso celebrado.
  • Em nossa experiência, percebemos que alguns “profissionais” não têm bom senso no exercício de seu trabalho, causando dispersão e tumulto durante a celebração.
  • Em hipótese alguma os profissionais contratados poderão entrar no presbitério para fotos ou filmagens. Seja pedido a eles que aproveitem os momentos importantes (promessa, bênção e troca das alianças, bênção nupcial, ósculo e assinaturas) sem repetição de gestos.
  • Não é permitido o uso de drone nas dependências da igreja.
  • Equipamentos devem ser colocados de forma que não obstrua passagem ou coloque em risco a segurança das pessoas.

Prestadores de Serviço

  • Quando houver prestadores de serviço (cerimonial, fotógrafo, filmador, decorador etc), será responsabilidade dos noivos a transmissão destas normas para a celebração do Matrimônio. Sejam informados que deverão se cadastrar na Paróquia e o não cumprimento das normas os incluirá na listagem de “profissionais contra-indicados” e até não aceitos na Paróquia.
  • Lembramos que não será permitido o acesso de nenhum prestador de serviços ao coro da igreja, nem a utilização de material da sacristia para ornamentação.
  • Qualquer prejuízo ou dano à igreja deverá ser ressarcido por quem o provocar. Por isso seja recomendado o máximo cuidado durante a ornamentação.
  • As floriculturas deverão deixar a igreja limpa para a celebração do casamento, sem resíduos de ornamentação ou restos de flores no chão.
  • Os músicos deverão dispor seus aparelhos de modo a não obstruírem a passagem das pessoas ou prejudicarem a estética da igreja, para o bom andamento da celebração e embelezamento das fotos. Devem se posicionar no espaço próximo do altar do Sagrado Coração de Jesus (lado esquerdo do altar principal).

Saída e Cumprimento dos Noivos

  • Terminada a celebração do casamento, os noivos dirigir-se-ão para o Salão Paroquial, onde receberão os cumprimentos. O trajeto será realizado pela porta lateral do salão, sem que aconteça a saída pelo corredor central.
  • A saída pelo corredor central somente será realizada quando os noivos não forem receber os cumprimentos na Igreja ou houver honra militar.
  • Quando a cerimônia tiver honras militares, os noivos saem pelo tapete e retornam pela lateral (dentro da Igreja), indo em direção ao Salão Paroquial. Para que isso aconteça, os noivos deverão se comprometer a isolar o corredor com fita para que não sejam parados no corredor durante a saída e tumultue o encerramento da cerimônia. 
 

Saída e Cumprimento dos Noivos

  • Todas essas normas e orientações acima já foram cumpridas em muitas celebrações de casamento na Paróquia da Glória. Pedimos o esforço dos noivos, padrinhos e prestadores de serviço para o bom andamento da cerimônia.

Documentos para marcação de casamentos

• Cópia comum da Carteira de Identidade dos noivos.

• Cópia comum do comprovante de residência dos noivos.

Caso os noivos não possam comparecer à marcação, o responsável deve estar munido de uma autorização (não sendo necessário o reconhecimento de firma). Clique aqui para baixar o modelo da autorização.

Horário de funcionamento da Secretaria de Casamentos

• De terça a quinta-feira, das 18h às 20h. 

• E-mail: casamento_bodas@paroquiadagloria.org.br

• Telefone: (32) 3215-1831

 

Oração dos Noivos
Senhor, estamos diante de Ti e cremos que foi o Senhor mesmo quem nos uniu.
Desejamos ardentemente unir nossas vidas para sempre em Ti.
Neste momento Te entregamos nossas vidas
e agradecemos pelo amor que derramaste em nossos corações.
Obrigado pelo dom de nossas vidas: que elas possam dar frutos na fidelidade.
Queremos desde já, Senhor, amar e respeitar um ao outro,
Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.
Fazei, Senhor, que nosso amor continue assim para o resto de nossas vidas.
Fazei de nosso amor, para sempre, um instrumento fecundo do Teu amor.
Ajuda-nos, ampara-nos, e abençoa-nos! Amem.