Nova Província Redentorista tem 1º Governo eleito

Aos poucos, a Província Nossa Senhora Aparecida vai tomando forma! O mais recente passo dado foi a escolha do primeiro Governo Provincial, eleito durante o Capítulo Redentorista realizado de 22 a 25 de agosto, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, os 63 capitulares votantes das (Vice) Províncias do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia elegeram seus representantes para liderar a nova Unidade no triênio 2024-2026.

Primeiramente, a votação foi para o cargo de Superior Provincial, sendo eleito o Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., atual Superior da Província de São Paulo. A nomeação foi confirmada pelo Superior Geral da Congregação Redentorista, Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R, em documento enviado de Roma: “Desejamos ao Pe. Marlos todas as bênçãos e que seja bom pastor e guia para a nova Província. E cada confrade, por sua corresponsabilidade e para o bem da Congregação, é chamado a auxiliá-lo em sua tarefa de pastorear, governar, guiar e administrar”.

Em seguida, foram escolhidos os demais representantes para comporem os Conselhos Ordinário e Extraordinário, além do cargo de Vigário Provincial. Dentre os Missionários Redentoristas da Província do Rio, o Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R. foi eleito como Vigário Provincial e Conselheiro Ordinário, enquanto o Pe. Jonas Pacheco, C.Ss.R. foi designado para a função de Conselheiro Extraordinário.

Confira a composição do Governo da Província Nossa Senhora Aparecida (2024 – 2026):

Superior Provincial:
Padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R.

Vigário Provincial:
Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R.

Conselheiros Ordinários:
Pe. Roque Silva, C.Ss.R.
Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R.
Pe. Fábio Evaristo Resende Silva, C.Ss.R.
Ir. Carlos José da Cunha, C.Ss.R.

Conselheiros Extraordinários:
Pe. Antonio Niemec, C.Ss.R.
Pe. Jonas Pacheco, C.Ss.R.

Em entrevista ao portal A12, o Padre Marlos comentou sobre o sentimento de ser o primeiro Superior da futura Província Nossa Senhora Aparecida. “É um marco histórico e acho que tudo isso representa o dedo de Deus, que olhou para a gente apesar dos limites, das nossas falhas, mas acreditou e apostou através dos confrades, dando esse voto de confiança.”

O sacerdote de 49 anos é natural de Wenceslau Braz (PR) e ingressou para a Congregação Redentorista em 1989, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP). A sua Ordenação Sacerdotal aconteceu no dia 14 de julho de 2001. Já exerceu o cargo de Conselheiro da Província de São Paulo por duas vezes (2005 a 2007 e 2017 a 2018) e, desde 2019, Pe. Marlos é o Superior da referida Unidade Redentorista.

Próximos passos

O processo de reconfiguração, que é uma das particularidades da reestruturação, terá continuidade nos próximos meses. Na segunda quinzena de setembro, será realizada, em cada uma das três (Vice) Províncias, uma assembleia para supressão das mesmas e o encerramento das atividades como tal.

Em vista da revitalização da missão Redentorista, a Província Nossa Senhora Aparecida reunirá os Missionários Redentoristas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Bahia em uma única Unidade, cuja instalação oficial se dará no dia 09 de novembro deste ano. Esta será a maior Província brasileira, com cerca de 300 membros, que atuarão em aproximadamente 30 comunidades religiosas.

Fonte: www.provinciadorio.org.br

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Deixe seu comentário