Festa do Santíssimo Redentor

O titular da Congregação Redentorista será celebrado em todas as missas do final de semana, nos dias 20 e 21 de julho, na Paróquia da Glória.

Todas as comunidades administradas pela Congregação Redentorista celebram, no Terceiro Domingo do mês de julho, mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Cristo, a festa de seu Titular, o Santíssimo Redentor. Jesus é o Redentor do gênero humano. Rica herança deixada por Santo Afonso, a espiritualidade da congregação é fundamentada e contemplada em Jesus Cristo nos mistérios da Encarnação (Presépio), Calvário (Cruz) e Eucaristia (Ressurreição), tendo Maria, a Mãe do Redentor, como aquela que serviu e continua servindo o mistério da Redenção (Const. 32).

O Missionário Redentorista é a presença de Cristo na comunidade, assim relata a Constituição da Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR): “Chamados a continuar a presença de Cristo e sua missão redentora no mundo, escolhem os Redentoristas a pessoa de Cristo como centro de sua vida. Esforçam-se por se unir sempre mais a Ele em comunhão pessoal. Dessa maneira, estarão o próprio Redentor e seu Espírito de amor presentes no coração da comunidade, para formá-la e sustentá-la.” (Const. 23).
Sendo o Missionário Redentorista esta continuação do Redentor, todos são chamados a brilhar nas trevas do mundo, como sinais de vida e esperança, para uma sociedade ferida, onde Jesus Cristo e sua Palavra têm sido deixados de lado, ocupados por aquilo que o mundo contemporâneo oferece, resultando em vidas, fé, mentes e corações vazios. É hora de anunciar a Copiosa Redenção com intensidade, vigor e testemunho, preenchendo com a presença do Redentor esse vazio humanitário, pois Copiosa apud eum redemptio: “N’Ele, é copiosa a Redenção!” (Salmo 129, 7).

Celebrar a Solenidade do Santíssimo Redentor não é recordar fatos históricos, mas renovar, expressar a fé, agradecer e principalmente imitar Aquele que se auto revelou como “Pão da Vida, Luz do Mundo, Porta das Ovelhas, Bom Pastor, Ressurreição e Vida, Caminho, Verdade e Vida e a Videira Verdadeira!” Atentamos para o fato de que Jesus Cristo se revela como ‘Vida’ duas vezes, no Evangelho de João. É um convite a todos nós sermos a continuidade do Redentor como aquele cristão ou cristã que, assumindo o sacramento de seu Batismo, promove a vida em um mundo ferido que precisa de sabor e luz: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância!” (Jo 10, 10).

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Deixe seu comentário

Fechar Menu