Do coração centenário nasce a memória agradecida

Entre os dias 13 e 20 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora (MG), celebrou os festejos de sua Padroeira, com o Setenário e Festa da Glória 2023, que teve como tema “Com Maria, viver a vocação para a vontade de Deus”, a partir das reflexões do Ano Vocacional. Este ano, a festa ganhou também mais um destaque, com a abertura do Ano Jubilar do Centenário da Igreja da Glória. Dentro deste aspecto, houve também o lançamento do livro “A centenária Igreja da Glória, apresentada por Padre Braz Delfino Vieira, C.Ss.R.” A publicação traz curiosidades históricas e artísticas do templo, que é o berço da Congregação Redentorista no Brasil, cartão postal da cidade de Juiz de Fora e patrimônio histórico municipal, e pode ser adquirida na Secretaria Paroquial da Igreja da Glória por apenas R$ 35,00.

Ao longo da semana, pais, famílias, seminaristas, vocações religiosas e consagradas receberam bênçãos especiais e foram consagrados a Nossa Senhora. Na terça-feira, dia 15 de agosto, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Missa.Como gesto concreto, houve, a cada dia, a doação de alimentos para o Ambulatório Nossa Senhora da Glória, fundado pelo Padre Jaime Snoek, C.Ss.R. e que em 2023 completa 70 anos de existência. O Coral Musicare, sob a regência do Vigário Paroquial, Pe. José Torres, C.Ss.R., também participou dos festejos.

No domingo, 20 de agosto, festa da Assunção de Nossa Senhora, a chuva não desanimou os fiéis que foram para a Praça Mahatma Ghandi, no Bairro Santa Catarina, de onde saiu a Procissão em honra à nossa Padroeira, Nossa Senhora da Glória. Os fiéis percorreram as ruas até a Igreja da Glória, com uma parada para uma bênção especial para os pacientes e trabalhadores do Hospital Universitário.

A Procissão precedeu a Missa Solene de abertura do Ano Jubilar do Centenário da Igreja da Glória, presidida pelo Superior dos Missionários Redentoristas nos estados de MG-RJ-ES, Pe.Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R.

A Missa marcou a abertura do Ano Jubilar em preparação ao Centenário da bênção solene da Igreja da Glória, a ser celebrado em agosto de 2024. A Celebração foi presidida pelo Superior dos Missionários Redentoristas nos estados de MG-RJ-ES, Pe.Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R., e concelebrada pela Comunidade Redentorista da Glória, com transmissão pela Rádio Aparecida.

No final da Missa, o Pároco, Pe. Lucio Bento, C.Ss.R, lançou a campanha “12 meses sob a proteção de Nossa Senhora”. Como parte das celebrações do Ano Jubilar do centenário de nossa Igreja da Glória, todo dia 15 de cada mês celebraremos uma Missa pedindo a proteção de Nossa Senhora da Glória. A primeira celebração acontecerá no dia 15 de setembro, às 19h, e será em ação de graças por todos os voluntários que atuaram na Festa da Glória e por todos os voluntários que já doaram seu trabalho em prol da Paróquia. A cada mês, também será rezada uma oração feita especialmente para o centenário, de autoria do Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R., Reitor da Comunidade Redentorista da Glória.

Todos os dias, houve funcionamento de barraquinhas, com a participação da Banda da 4º Brigada de Infantaria do Exército, o Grupo de Dança Alemã Edelweiss e o Grupo de Música Aranto.

Fotos: Pastoral de Comunicação da Paróquia da Glória