Cuidado e discernimento

Caro amigo, paroquiano, paz e bênçãos!
O que dizer nesses tempos de pandemia e o que queremos buscar para não nos perdemos de forma desesperançada nas incertezas e medos que nos atemorizam?
As palavras de ordem para esse momento são cuidado e discernimento! Cuidado todos nós o estamos tendo, sempre que buscamos valorizar o dom da vida em atitudes de mais querer viver e claro, causando nos outros a mesma disposição para mais vida! Discernimento, compreendendo que discernimento é a possibilidade de entender, escolher e fazer a audaciosa distinção do juízo das coisas. Portanto, uma dinâmica em exercício que devemos praticar constantemente no caminho espiritual.
Esse tempo, longe de ser apenas momento de dizer que tudo vai ficar bem, é tempo de se permitir buscar o que nos fará melhores e como o faremos? Em uma compreensão aprofundada de si, aberto ao diálogo e a experiência que nos levam a conhecer a vontade de Deus! Sabedores de nossas demandas espirituais, devemos, à luz do Espírito Santo, ter uma noção clara para que o discernimento desejado aconteça e mais, se fundamente como atitude e oportunidade de maturação espiritual. O tempo é oportunidade de crescer espiritualmente!
Sabemos que afetados por tantas e tantas inseguranças em todos os meios de nossa sociedade, o que podemos agora concluir é que de fato o tempo que vivemos grita aos nossos ouvidos: Não é fácil o discernimento! Pois este irá supor uma leitura da própria vida a luz da Palavra, ou se preferirmos, da vontade de Deus, ou melhor, a luz do que Deus nos diz neste tempo.
Discernimento é por assim dizer um movimento de crescimento rumo à experiência de Deus. Aqui nos colocamos diante de uma experiência que é afetiva e que acontece, pois somente Deus pode entrar diretamente na alma. E o que pedimos neste momento é que Deus venha à nossa existência e como sempre fez, cuidando nos ajude a discernir o que queremos e o que de fato faremos!
Esse fazer sempre irá pedir que aconteça um mergulho no mistério de nossa fé que aprendemos de Jesus Cristo, que sempre nos inspirou a buscar a vontade do Pai, e isso só é possível, pela vivência das exigências do Reino. O Reino, para ser expressão de discernimento, pede de nós cuidado com a vida de todos!
Sigamos, diletos paroquianos, na certeza de que o mais seguro desse momento é Deus! “N’Ele nós existimos, nos movemos e somos”! Ele cuida de cada um de nós, e cuidando dá-nos oportunidades de discernimentos! Deus o abençoe e que a Virgem da Glória lhe traga sempre em seus braços de Mãe!

  Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Deixe seu comentário