Comunhão, participação e missão

No dia 9 de outubro, o Papa Francisco abriu os trabalhos do próximo Sínodo dos Bispos, que acontecerá em 2023, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O processo inaugura uma nova metodologia de consulta que contará com diferentes fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023. Neste sentido, vivemos a fase paroquial de todo este processo, com a discussão e apresentação de propostas pelas pastorais e movimentos da Paróquia. Um encontro sobre o Sínodo e seus objetivos aconteceu no dia 19 de abril, no Salão Paroquial. Os coordenadores conheceram todos os passos que serão realizados e, até o dia 20 de maio, os grupos apresentarão suas conclusões. No dia 28 de maio, também no Salão Paroquial da Igreja da Glória, representantes das paróquias que compõem a Forania Santo Antônio se reunirão para a apresentação destas propostas, que serão enviadas à Arquidiocese de Juiz de Fora, dentro da chamada fase diocesana do Sínodo. Esta etapa será seguida de uma fase continental, as quais gerarão dois Instrumentum Laboris (instrumentos de trabalho) distintos, antes da fase definitiva em nível eclesial, que acontecerá em Roma, no ano que vem.
Durante a abertura do Sínodo, em outubro do ano passado, o Papa Francisco convidou todos a viver o “Sínodo no espírito da ardente oração que Jesus dirigiu ao Pai pelos seus: ‘Para que todos sejam um’. É a isto que somos chamados: à unidade, à comunhão, à fraternidade que nasce de nos sentirmos abraçados pelo único amor de Deus”.

Três palavras-chave
Três palavras-chave traduzem este Sínodo: comunhão, participação e missão. “Comunhão e missão são expressões teológicas que designam o mistério da Igreja. Por meio destas duas palavras, a Igreja contempla e imita a vida da Santíssima Trindade, mistério de comunhão ad intra e fonte de missão ad extra“. A terceira palavra é “participação”. “Celebrar um Sínodo é sempre bom e importante, mas só é verdadeiramente fecundo ao se tornar expressão viva do ser Igreja, de um agir marcado pela verdadeira participação. E isto, não por exigências de estilo, mas de fé,” explicou o Papa Francisco.
De acordo com o Papa, “todos somos chamados a participar na vida da Igreja e na sua missão. Se falta uma participação real de todo o Povo de Deus, os discursos sobre a comunhão correm o risco de permanecer somente nas intenções.”

Escutar o Espírito na adoração e na oração
Segundo o Papa, “o Sínodo é um percurso de efetivo discernimento espiritual, que não empreendemos para dar uma bela imagem de nós mesmos, mas a fim de colaborar melhor para a obra de Deus na história. Assim, quando falamos de uma Igreja sinodal, não podemos contentar-nos com a forma, mas temos necessidade também de substância, instrumentos e estruturas que favoreçam o diálogo e a interação no Povo de Deus, sobretudo entre sacerdotes e leigos”
O Papa convida todos a viver o Sínodo como uma “ocasião de encontro, escuta e reflexão, como um tempo de graça que nos ofereça, na alegria do Evangelho, pelo menos três oportunidades”. A primeira é encaminhar-nos, não ocasionalmente, mas estruturalmente para uma Igreja sinodal: um lugar aberto, onde todos se sintam em casa e possam participar. Depois, o Sínodo nos oferece a oportunidade de nos tornar uma Igreja da escuta: fazer uma pausa dos nossos ritmos, controlar as nossas ânsias pastorais para pararmos a escutar. Escutar o Espírito na adoração e na oração, escutar os irmãos e as irmãs sobre as esperanças e as crises da fé nas diversas áreas do mundo, sobre as urgências de renovação da vida pastoral, sobre os sinais que provêm das realidades locais. Por fim, temos a oportunidade de nos tornarnos uma Igreja da proximidade, que estabeleça, não só por palavras, mas com a presença, maiores laços de amizade com a sociedade e o mundo: uma Igreja que não se alheie da vida, mas cuide das fragilidades e pobrezas do nosso tempo, curando as feridas e sarando os corações dilacerados com o bálsamo de Deus.”

Com informações de www.vaticannews.com/pt