Como manter a saúde mental em tempos de pandemia?

Estamos vivendo uma situação inédita e inesperada em nossas vidas com a pandemia da COVID-19 e sua expansão, o que tem gerado medo, incerteza, ansiedade e solidão. As orientações, para zelarmos pela nossa saúde, que incluem o distanciamento social e a limitação de circulação, geraram, dentre outras consequências, a suspensão súbita de nossas atividades e a separação física de nossos entes queridos e amigos.
Diante desse novo cenário de vida, cada um, com a sua subjetividade, precisou se readequar ao modo de viver. Nosso ritmo, na maioria das vezes acelerado, foi freado bruscamente, e fomos convidados (ou convocados) a lidar com o limite que cada um consegue suportar, sendo necessário atentarmos para a nossa saúde mental, um dos aspectos mais afetados. Mas, como manter a saúde mental em tempos de pandemia? Não há uma resposta “pronta” para essa pergunta, pois, quando falamos de saúde mental, remetemo-nos à subjetividade humana, aos sentimentos e às emoções de cada um.
Convido vocês a refletirem sobre como estão se cuidando nesse aspecto. Quais os sentimentos estão presentes e como têm lidado com eles? Como estão reorganizando o seu dia a dia, diante desse novo ritmo de vida, na descoberta de novos hábitos e de uma nova rotina?
Cabe elencarmos, para essa reflexão, algumas dicas que podem ser importantes estratégias de autocuidado, como:
1) Realize atividades prazerosas em casa, as quais possam proporcionar sensação de bem-estar e qualidade de vida, tais como pintar, bordar, escutar música, ler, rezar, cozinhar, cuidar do jardim, brincar com os filhos, praticar exercício físico, dentre outras.
2) Mantenha uma rotina, com horários para acordar, para se alimentar, para estudar ou trabalhar, para o lazer e para o descanso. Ela é importante para gerar estabilidade emocional. O seu sono também precisa ser respeitado. Mas não se cobre caso não consiga manter a rotina todos os dias. A flexibilidade também é importante.
3) Fortaleça a sua saúde espiritual. A espiritualidade é um dos fatores de proteção para a saúde mental. Portanto, aproveite este momento para fortalecer a sua fé. Participe das missas online, prepare-se para os momentos de oração, o que pode favorecer o bem-estar e a paz interior.
4) Evite informações excessivas. Elas podem aumentar a ansiedade, o estresse e o medo. Procure saber sobre a fonte da notícia e destine um tempo do seu dia para se informar; não o dia todo.
5) Busque ajuda profissional caso sinta necessidade. É importante se observar e não guardar para você o que está sentindo. O profissional irá oferecer o acolhimento e o apoio emocional especializado.
6) E lembre-se: isolamento físico não significa isolamento afetivo. Portanto, mantenha-se em contato com familiares e amigos. Utilize a tecnologia como aliada neste momento, para se sentir mais próximo quando não se pode estar junto. Envie mensagens, ligue, faça chamadas de vídeo, estabeleça maneiras de manter o vínculo com quem ama.
E, então, vamos praticar? Para que, continuando a fazer a nossa parte, possamos brevemente oferecer o nosso melhor sorriso e dar o nosso melhor abraço em quem amamos.

Renata Araújo Campos Dall’Orto – Psicóloga

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Deixe seu comentário