30 anos da Pastoral do Batismo

Uma Missa no dia 19 de outubro marcou os 30 anos de atividades da Pastoral do Batismo na Paróquia da Glória. A Celebração foi presidida pelo Pároco, Pe. Edson, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo.Trabalho consolidado, que, ao longo dos anos, viu nascer vocações para a Igreja de Cristo.
Antes de 1º de outubro de 1989, a Celebração do Batismo era precedida apenas por uma simples inscrição. Nesta época, Padre Mário Antônio de Freitas, C.Ss.R., que residia na Comunidade Redentorista da Glória e era responsável pelos batizados, pediu que, antes das celebrações, fosse feita uma preparação com os pais, o que o casal Herculano e Maria Luíza Delage Lemos atendeu prontamente. O então Pároco, Padre Gaspar de Almeida Pinto, C.Ss.R, considerou, então, ser oportuna a criação da Pastoral do Batismo, que já havia sido implantada em várias paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora. Iniciaram-se os trabalhos, realizando duas reuniões preparatórias, além da visita à casa dos pais dos batizandos, com a presença dos padrinhos, sempre que possível, o que acontece até os dias atuais.
Neste tempo, passaram pela Pastoral do Batismo como coordenadores, além do casal Herculano e Maria Luíza: Ricardo Augusto Gomes, Agildo e Maria Cleuza Gonçalves Magalhães, Silvia Menicali de Souza, Ézio Fantaine e Edson Layer e Marcília Maria das Graças Layer (atuais coordenadores), em todos estes anos, sempre sob a orientação espiritual de um sacerdote da Comunidade Redentorista da Glória: Pe. Freitas, Pe. Antunes, Pe. Sérgio, e o atual Pároco, Pe. Edson. Atualmente, a Pastoral conta com 13 membros.
A preocupação com a formação dos agentes da Pastoral também é uma constante, sempre com o objetivo de aprimorar o trabalho junto aos pais e padrinhos, mostrando-lhes o papel que exercem na vida dos batizandos, no sentido de conduzi-los na fé da Igreja e conscientizá-los da importância de sua permanência como membros praticantes da doutrina católica e do recebimento dos demais sacramentos.
Segundo o atual coordenador, Edson Layer, nestes 30 anos, a Pastoral do Batismo vem cumprindo a sua missão de preparar e ajudar na evangelização das famílias que procuram a Igreja da Glória para batizarem seus filhos (as), no crescimento da fé.



Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Deixe seu comentário

Fechar Menu