30 anos da Pastoral do Batismo

Uma Missa no dia 19 de outubro marcou os 30 anos de atividades da Pastoral do Batismo na Paróquia da Glória. A Celebração foi presidida pelo Pároco, Pe. Edson, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo.Trabalho consolidado, que, ao longo dos anos, viu nascer vocações para a Igreja de Cristo.
Antes de 1º de outubro de 1989, a Celebração do Batismo era precedida apenas por uma simples inscrição. Nesta época, Padre Mário Antônio de Freitas, C.Ss.R., que residia na Comunidade Redentorista da Glória e era responsável pelos batizados, pediu que, antes das celebrações, fosse feita uma preparação com os pais, o que o casal Herculano e Maria Luíza Delage Lemos atendeu prontamente. O então Pároco, Padre Gaspar de Almeida Pinto, C.Ss.R, considerou, então, ser oportuna a criação da Pastoral do Batismo, que já havia sido implantada em várias paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora. Iniciaram-se os trabalhos, realizando duas reuniões preparatórias, além da visita à casa dos pais dos batizandos, com a presença dos padrinhos, sempre que possível, o que acontece até os dias atuais.
Neste tempo, passaram pela Pastoral do Batismo como coordenadores, além do casal Herculano e Maria Luíza: Ricardo Augusto Gomes, Agildo e Maria Cleuza Gonçalves Magalhães, Silvia Menicali de Souza, Ézio Fantaine e Edson Layer e Marcília Maria das Graças Layer (atuais coordenadores), em todos estes anos, sempre sob a orientação espiritual de um sacerdote da Comunidade Redentorista da Glória: Pe. Freitas, Pe. Antunes, Pe. Sérgio, e o atual Pároco, Pe. Edson. Atualmente, a Pastoral conta com 13 membros.
A preocupação com a formação dos agentes da Pastoral também é uma constante, sempre com o objetivo de aprimorar o trabalho junto aos pais e padrinhos, mostrando-lhes o papel que exercem na vida dos batizandos, no sentido de conduzi-los na fé da Igreja e conscientizá-los da importância de sua permanência como membros praticantes da doutrina católica e do recebimento dos demais sacramentos.
Segundo o atual coordenador, Edson Layer, nestes 30 anos, a Pastoral do Batismo vem cumprindo a sua missão de preparar e ajudar na evangelização das famílias que procuram a Igreja da Glória para batizarem seus filhos (as), no crescimento da fé.