125 anos do Convento da Glória

Quando o primeiro Missionário Redentorista holandês, o Padre Mathias Tulkens, aqui chegou, em 1893, para prestar assistência espiritual aos colonos germânicos da então Colônia Dom Pedro II, ficou inicialmente hospedado na casa da piedosa viúva Filomena Kelmer Hüber. Fraü Huber, que fora cozinheira dos capelães anteriores, hospedou o Padre Mathias em sua casa na Rua dos Artistas por cerca de dois meses, cedendo-lhe integralmente a residência à noite, indo pernoitar na casa de uma sobrinha.


Com a perspectiva da chegada do Padre Francisco Lohmeyer, que ficara em Mariana para aprender melhor o português com os padres Lazaristas, e, posteriormente, de outros missionários redentoristas, que formariam a primeira comunidade redentorista do Brasil, a comissão diretora do Culto Católico de Mariano Prócopio, em fevereiro de 1894, alugou uma casa na rua que hoje leva o nome do Padre Mathias, para lhes servir de morada.
Determinados a se estabelecerem no Morro da Glória, em dezembro de 1894, os missionários redentoristas decidiram construir um convento anexo à primitiva Igreja dos Alemães, começando assim uma campanha junto ao povo para levantar os recursos necessários para tal empreendimento.
Mais uma vez, não só os colonos assistidos, como fazendeiros abastados da região, dentre eles a Família Assis, da Fazenda da Floresta, que décadas mais tarde patrocinariam a construção do Seminário da Floresta, e Manoel Honório, que dá nome ao bairro próximo, e o próprio Padre Sabino Las Casas, vigário da então Matriz, hoje Catedral de Santo Antônio, realizaram doações generosas para a construção do primeiro convento redentorista em terras brasileiras.


O projeto da nova morada dos missionários coube ao Irmão Gregório Mulders, que junto com o colono José Larcher, viajou ao Rio de Janeiro em busca dos melhores materiais e preços para a construção do Convento da Glória, e em 11 de fevereiro de 1895 tiveram início as obras, tendo o colono Filipe Zimmerman patrocinado em boa parte o trabalho de limpeza e nivelamento do terreno, executado por ele próprio. Em 25 de outubro de 1895, embora ainda inacabado, a comunidade redentorista se instala no convento, tendo, porém, a obra sido dada por concluída apenas em abril de 1899.
Nathan Ramalho dos Reis

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Deixe seu comentário